Desde 2011 que Clara de Sousa dá a conhecer, primeiro em livro e depois no seu blogue, a sua paixão pela cozinha. São inúmeras as receitas partilhadas pela jornalista da SIC, e que fazem sucesso junto dos seus seguidores. O crème caramel, um clássico da doçaria francesa, é a mais recente iguaria proposta por Clara de Sousa.
Este doce, que tem uma textura semelhante ao pudim flan, leva poucos ingredientes e faz um brilharete em qualquer mesa. Clara de Sousa adaptou uma receita do chef Jean Pierre e, em vez de usar forminhas individuais, optou por fazer o doce numa forma maior, rectangular.
Ingredientes
Para o caramelo:
- 50 g açúcar
- 75 ml + 40 ml água
Para o flan:
- 6 ovos
- 150 g açúcar
- 600 ml leite gordo
- 600 ml natas gordas
- uma pitada de sal
- 1 colher de sopa de extracto baunilha
Utensílios:
- forma rectangular (onde caibam 1,7 litros de líquido)
- tabuleiro para banho-maria
- película aderente e folha de alumínio
Modo de confeção
Unte previamente as paredes da forma (mas não a base). Para fazer o caramelo, misture o açúcar com 75 ml de água. Leve a lume médio até começar a ganhar cor. Nesse momento, sem mexer, incline o tacho de um lado para o outro para incorporar melhor e ganhar cor por igual. Quando ficar dourado escuro, desligue o calor. Adicione, pouco a pouco, os 40 ml de água fria, tendo cuidado com os salpicos. Incline o tacho de um lado para o outro, rodando para envolver, e verta o caramelo na forma.
Para fazer o creme, leve ao lume o leite e as natas. Quando levantar fervura, desligue o lume e misture o açúcar, mexendo para dissolver. Deixe arrefecer um pouco. Numa taça coloque os ovos, sal e extracto de baunilha e desfaça os ovos com um garfo, sem bater. Verta a mistura de leite quente em fio, mexendo sempre com uma espátula ou colher de pau. Não use um fouet/vara de arames para não incorporar ar na mistura.
Coe a mistura e transfira-a para a forma. Cubra com folha de alumínio. Coloque a forma num tabuleiro e encha até meio com água quente (não coloque água a ferver). Coza em forno ventilado pré-aquecido a 150º C durante 90 minutos. Retire do forno, tire a folha de alumínio e deixe esfriar um pouco. Agite a forma para confirmar que o flan bamboleia.
Deixe o flan dentro do tabuleiro com água durante cerca de uma hora, depois retire para a bancada e deixe arrefecer totalmente. Depois desse arrefecimento total, guarde no frigorífico, coberto com película aderente. O ideal é deixar de um dia para o outro, mas pode deixar no frio até 3 dias antes de servir.
Antes de servir, solte o flan que possa estar agarrado às paredes da forma, calcando ligeiramente com o dedo. Coloque um prato por cima e vire, sacudindo se necessário, para que o flan se solte da forma.