E, de repente, parece termos acordado para a necessidade de voltar ao pão de antigamente. Feito com ingredientes que todos sabemos identificar e feito com o tempo que uma massa precisa para que não nos fique a fermentar no estômago. No entanto, este tipo de pão parece só estar ao alcance apenas de quem está perto de padarias específicas, até porque em casa são poucos os que se atrevem a fazer a massa mãe necessária para chegar a esta qualidade.

No entanto, agora esta é uma arte que fica disponível para todos: acaba de ser lançado um kit, o MILF, com tudo aquilo de que precisa para fazer pão de massa mãe caseiro.

Antes de saber o que inclui, é preciso esclarecer um ponto: o que é a massa mãe (também conhecida como isco ou fermento natural)? Consiste numa massa composta por leveduras e bactérias benéficas selvagens, excluindo assim o uso de quaisquer fermentos químicos e industriais — o que faz destes pães os mais naturais.

Padeiro explica como fazer fermento (isco) em casa usando apenas água, farinha e mel
Padeiro explica como fazer fermento (isco) em casa usando apenas água, farinha e mel
Ver artigo

O processo de fermentação da massa há muito que é usado — e agora recuperado — para levar de novo à mesa pães com sabor, miolo elástico e uma crosta crocante, a que qualquer bom português tem dificuldade em resistir.

Para conseguir um pão à moda antiga, o Kit MILF, criado por Maria Sena e Bruno Carvalho do projeto Amass. Cook., inclui um total de oito itens: farinha biológica das Farinhas Paulino Horta, massa mãe biológica da Padaria Garfa, cesto de fermentação artesanal para levedar pão (banneton), pano em linho, lâmina, raspador, frasco de vidro e instruções.

É que não basta juntar os ingredientes. Antes de levar a massa ao forno, vai ter de cuidar da massa mãe, como se de um filho se tratasse, para que a fermentação resulte.

Cafetaria saudável e mercearia biológica. Sejam bem-vindos ao ComVida
Cafetaria saudável e mercearia biológica. Sejam bem-vindos ao ComVida
Ver artigo

O Kit MILF zela não só por um pão com sabor, como pela sustentabilidade, usando produtos nacionais e naturais. É o caso dos ingredientes de biológicos, do cesto de fermentação feito por artesãos da região Norte, e do frasco de vidro, onde a massa mãe irá crescer, fabricado no Depósito da Marinha Grande, em Portugal.

Fermentação da massa mãe
Fermentação da massa mãe créditos: divulgação

O kit está com um preço de lançamento de 45€ e o envio é gratuito para Portugal continental. Esta pode ser uma boa sugestão de presente de Natal para o amigo que virou padeiro durante a quarentena, mas para chegar a tempo de o oferecer, deve encomendar até 18 de dezembro. A compra é feita online aqui.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.