Vanessa Alfaro é conhecida nas redes sociais por partilhar receitas saudáveis desde que há vários anos começou uma perda de peso intensa — 20 quilos perdidos em quatro meses —, transformação que a tornou numa entusiasta por cozinha aliada a uma alimentação equilibrada. Do Instagram para o programa "Dois às 10", na TVI, Vanessa Alfaro levou uma receita que chamou de Delícia de avelã.

Já tinha sido partilhada em novembro do ano passado, mas os olhos da produção só agora passaram pelo feed da produtora de conteúdos e não resistiram à receita que ao mesmo tempo parece uma pizza. "Bem que parece pizza, mas eu decidi chamar-lhe de delícia de avelã", diz Vanessa na publicação. Uma vez que é feita com avelãs torradas e chocolate (80% cacau), a mesma revela que faz lembrar os bombons Ferrero Rocher, trazendo assim os sabores do Natal fora de época.

Sobremesa em 30 minutos? Este pudim de chocolate é delicioso e ridiculamente fácil de fazer
Sobremesa em 30 minutos? Este pudim de chocolate é delicioso e ridiculamente fácil de fazer
Ver artigo

Quando Vanessa Alfaro começou a preparar os ingredientes, ao lado do namorado Emanuel Zuzu, uma pergunta inédita de Maria Botelho Moniz lançou o alerta: "Isto é banha?", perguntou. Claramente que uma receita vinda da blogger não podia ter gorduras que não fossem as mais equilibradas possível e logo descansou os espetadores saudáveis. "Não. É óleo de coco", ao qual se junta chocolate para ir a derreter no microondas ou em banho maria.

Se já tiver avelãs torradas, este é o único "calor" de que a receita precisa, porque depois de montar os ingredientes numa base redonda só precisa de ir ao frigorifico.

Mas vamos ao que importa: a receita. Veja como recriar esta parte/pizza/delícia, o que queira chamar, porque o que interessa é saborear.

Delícia de avelã

Delícia de avelã
Delícia de avelã créditos: doisas10tvi/Instagram

Ingredientes

  • 400 gramas de avelãs
  • 50 ml de água
  • Sete tâmaras (possível troca por mel)
  • Quatro colheres de sopa de farinha de amêndoa
  • 100 gramas de chocolate 80% cacau
  • Uma colher de sobremesa de óleo de coco
  • Framboesas

Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 200°. Coloque as avelãs num tabuleiro e leve ao forno cerca de 10 a 15 minutos. Assim que as avelãs estiverem torradas a pele acaba por sair sozinha. Caso ainda tenha muita pele, basta esfregar bem as avelãs com as mãos para a pele se soltar e sair por completo.

Num processador, triture as avelãs, as tâmaras, a farinha de amêndoa e a água até formar uma pasta. Espalhe a pasta numa base redonda. Derreta o chocolate com o óleo de coco em banho maria ou no microondas e verta por cima da base. Adicione avelãs e framboesas por cima e leve ao frigorífico pelo menos quatro horas.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.