Esta é uma ideia capaz de chocar os mais sensíveis. Mas não abandone já este texto. Calma, leia até ao fim.
Chama-se Sugar Rush e falamos aqui de um menu onde só entram sobremesas. Acontece a 28 de março, às 19h30, horário em o chef João Cura vai testar uma nova fórmula no restaurante Almeja, no Porto: um menu exclusivamente dedicado às sobremesas, desde a Madalena, à Bola de Berlim. Mas não espere daqui bolos aborrecidos, nem tampouco são todos bombas de doçaria. Quem disse que os doces não podiam ser salgados?
A ideia nasce sem o mínimo de esforço: quando Sofia Amaral Gomes, chefe de sala do Almeja descrevia como é que o caril, uma das sobremesas do restaurante, se devia comer. Confusos? Basta sentir a frase para perceber: “Partindo a massa filo, perfurando todas as camadas para chegar ao bolo de coco infusionado de Malibu, passando pelo gelado de coco e terminando no tártaro de manga”. Não havia como não pensar num menu todo feito de descrições deste género.
O menu Sugar Rush começa com Madalena Linguiça que faz companhia a uma Bola de Berlim com foie e alho francês "Dirty Martini", Brioche Caseiro e manteiga fumada, junto de um Vermouth Rojo Primitivo Quiles.
Segue-se para um cerefólio, com gelado coberto de mousse de alho negro e chocolate, chocolate caramelizado, chocante, tupinambo e pó de botelhos. A acompanhar: a ainda mais exótica kombucha de café, fermentada por João Cura.
O terceiro momento chama-se couve flor: inclui creme de couve-flor e baunilha, com caviar e pedras de iogurte. A acompanhar: espumante bruto reserva quinta das bégerias, ´
De seguida, vai-se para o prato de onde surgiu a ideia, o tal caril, para se terminar com um brownie de chocolate negro, gelado de fava tonka, creme assado de ruibarbo e sabugueiro; e, para terminar, um banoffee, um bom de banana que acompanha gelado de chocolate branco caramelizado, crime fraiche, puré de banana fermentado, telha de banana e butterscoctch de amendoim.
Este menu degustação, com quatro momentos, tem o valor de 75€.