Esta é uma ideia capaz de chocar os mais sensíveis. Mas não abandone já este texto. Calma, leia até ao fim.

Chama-se Sugar Rush e falamos aqui de um menu onde só entram sobremesas. Acontece a 28 de março, às 19h30, horário em o chef João Cura vai testar uma nova fórmula no restaurante Almeja, no Porto: um menu exclusivamente dedicado às sobremesas, desde a Madalena, à Bola de Berlim. Mas não espere daqui bolos aborrecidos, nem tampouco são todos bombas de doçaria. Quem disse que os doces não podiam ser salgados?

A ideia nasce sem o mínimo de esforço: quando Sofia Amaral Gomes, chefe de sala do Almeja descrevia como é que o caril, uma das sobremesas do restaurante, se devia comer. Confusos? Basta sentir a frase para perceber: “Partindo a massa filo, perfurando todas as camadas para chegar ao bolo de coco infusionado de Malibu, passando pelo gelado de coco e terminando no tártaro de manga”. Não havia como não pensar num menu todo feito de descrições deste género.

19 sobremesas inacreditáveis que são verdadeiras obras de arte
19 sobremesas inacreditáveis que são verdadeiras obras de arte
Ver artigo

O menu Sugar Rush começa com Madalena Linguiça que faz companhia a uma Bola de Berlim com foie e alho francês "Dirty Martini", Brioche Caseiro e manteiga fumada, junto de um Vermouth Rojo Primitivo Quiles.

Segue-se para um cerefólio, com gelado coberto de mousse de alho negro e chocolate, chocolate caramelizado, chocante, tupinambo e pó de botelhos. A acompanhar: a ainda mais exótica kombucha de café, fermentada por João Cura.

O terceiro momento chama-se couve flor: inclui creme de couve-flor e baunilha, com caviar e pedras de iogurte. A acompanhar: espumante bruto reserva quinta das bégerias, ´
De seguida, vai-se para o prato de onde surgiu a ideia, o tal caril, para se terminar com um brownie de chocolate negro, gelado de fava tonka, creme assado de ruibarbo e sabugueiro; e, para terminar, um banoffee, um bom de banana que acompanha gelado de chocolate branco caramelizado, crime fraiche, puré de banana fermentado, telha de banana e butterscoctch de amendoim.

Este menu degustação, com quatro momentos, tem o valor de 75€.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.