"Ai, seus malcriados!", deve estar a pensar o leitor. Não somos nós, é a marca de vinhos portugueses Que Se Foda. O objetivo não é apelar à má-criação, mas sim arrojar no nome e nas propostas. Depois do rosé a 999 mil euros, do Abecedário QSF, do Picante fodido e dos Patos a Pinar, a marca criada pelo artista plástico Francisco Eduardo tem mais uma novidade: um rosé sem rótulo.

O Todo Nu é "um vinho que dispensa a vestimenta habitual, o chamado rótulo". "Porquê? Porque o líquido que lá está dentro é estupendo e porque o statement que se impõe aqui é: 'Que se foda o rótulo'", pode ler-se no comunicado da marca. Em termos práticos, trata-se de um vinho que combina as castas aragonês e touriga nacional.

"Falamos dos rótulos sociais, dos julgamentos, da competição, dos preconceitos, das desigualdades, das cores pré atribuídas, de todas as capas que revestem a nossa essência. Mas também do direito a usá-las, a escolhê-las, a decidirmos nós próprios o que é sobre nós. Assim, o 'autocolante' que não nos deixam colar na garrafa, seguirá à parte para ser usado conforme cada um entender", explica ainda Que Se Foda.

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O Todo Nu é o terceiro rosé a ser lançado pela marca e custa 12€ por unidade. No entanto, quanto mais comprar, mais barato fica. Duas garrafas custam 20€ e seis unidades 55€ (com entrega incluída em Portugal continental). Para encomendar, basta ir ao site quesefoda.com.