Bacalhau, chocolate e até legumes estufados. Tudo isto num pão gigante, com pipocas grátis a acompanhar. Neste restaurante na Ericeira, as combinações fogem do tradicional e roçam o inusitado.

A Galiota fica no coração da vila e promete servir, única e exclusivamente, tostas. Oi, como disse? Sim, leu bem. Fora as bebidas e as doses de batatas a acompanhar, neste restaurante ericeirense, a alma no negócio é não só o tamanho (XL) do pão como também a variedade do que surge entre as duas fatias gigantes. Naquelas que, de acordo com o restaurante, são "tostas d'outro mundo".

Ericeira Lovers Prime Villas. O novo spot de verão com piscina e o mar por perto
Ericeira Lovers Prime Villas. O novo spot de verão com piscina e o mar por perto
Ver artigo

Mais ou menos tostada, com mais ou menos recheio, a tosta faz parte da cultura portuguesa. Principalmente, na mítica arte do "desenrasque", onde tudo aquilo que existe no frigorífico, às tantas, se assume como possível ingrediente digno do conceito.

No entanto, neste snack-bar, a tosta não é uma mera personagem secundária de um dia em que não há tempo (ou paciência) para fazer mais nada. Na Galiota, a tosta é a personagem principal. Que se multiplica e reinventa, ano após ano, há mais de 25 anos.

Bacalhau desfiado, legumes e chocolate no pão

A pensar nos que pedem o mesmo há anos e nos que ousam navegar por todas as ofertas do menu. Na Galiota, encontramos opções para todos os gostos. Com opções vegan e vegetarianas. E, claro, descartar a importância e relevância da mítica tosta mista.

Neste caso, que vão da (básica, mas favorita) tosta de fiambre e queijo (10 euros) às famosas tostas de galinha com queijo (12 euros) ou atum e cebola (10 euros). Passando, claro, por aquelas que, de tão inusitadas, deixam os clientes de olhos arregalados e nariz torcido até ao momento do verdadeiro teste – como a tosta Maria, com bacalhau desfiado e cebola (12 euros), a tosta Doce, com chocolate e queijo (10 euros) e, ainda, a tosta da Horta, com legumes estufados, tomate e maionese de alho (12 euros).

Os pedidos variam de grupos para grupos ou, até, de pessoa para pessoa, mas, geralmente, por recomendação da equipa, o ideal é que uma única tosta (XL) seja dividida por duas pessoas, com uma dose (ou duas) de batatas a acompanhar (5 euros).

Pode, ainda, pedir optar pela sangria tinta caseira d'A Galiota para completar a refeição (15 euros por 2,5 litros).

As famosas pipocas grátis

Afinal de contas, porque tanto se fala em pipocas, já que o forte são as tostas? A resposta é simples: como se de uma oferta de boas-vindas se tratasse, para abrir o apetite e disfarçar a espera pela dita tosta, o Galiota oferece uma dose de pipocas grátis a todas as mesas de clientes. No entanto, se uma única dose não lhe encher as medidas, há um segredo para conseguir duplicar a oferta.

Em termos práticos, sem qualquer implicação no teor da crítica, se deixar uma avaliação ou um comentário na página da Galiota, no Zomato, o snack-bar oferece uma segunda dose de pipocas totalmente grátis.

Morada: Rua Dr. Eduardo Burnay, 6B, 2655-369, Ericeira
Horário: De quarta a domingo, das 13h00 às 23h00. Encerrado às segundas e terças-feiras.
Contacto: 261 863 837 | Instagram

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.