Ao chegar a este restaurante, não lhe vai ser entregue um menu. Nem sequer vai encontrar os mais recentes QR Code nos cantos da mesa para ver a lista de pratos em modo digital.

Nada aqui é convencional e, por isso, abra a mente e entre neste jogo, literalmente. A chef Sara Verde acaba de abrir o Emotivo, o primeiro restaurante em nome próprio — depois de passar por cozinhas como o LSD - Largo de São Domingos, o Amoré e Porta4 — e propõe um desafio: à mesa faz chegar dez elementos típicos de duas zonas do País. O cliente escolhe três desses objetos e se a escolha recair sobre elementos do Algarve, por exemplo, é um menu tipicamente algarvio que lhe chega à mesa.

Morada: Rua do Rosário, 124, Porto
Horário: 19h-23h. Fecha domingo e segunda-feira
Telefone: 222 083 989 ou 915 300 470

O menu não é fixo, mas é pensado para duas pessoas. Custa 55€ e é composto por sete momentos: três entradas (uma quente e duas frias), dois pratos principais e duas sobremesas. Todos os pratos pretendem respeitar a sazonalidade dos alimentos, assim como é uma prioridade recorrer a produtores e fornecedores locais das zonas em destaque.

A carta de vinhos acompanha, obviamente, as duas regiões selecionadas, mas cada cliente pode escolher o vinho que mais gostar, até porque essa experiência é paga à parte.

Chef Sara Verde

Do menu fazem parte pratos de peixe, carne e vegetarianos, mas se preferir que seja apenas vegetariano, basta ligar a avisar. O mesmo para o caso de ter alguma alergia uma intolerância.

O restaurante Terra está diferente: nova decoração e nova carta — com sabores de todo o mundo
O restaurante Terra está diferente: nova decoração e nova carta — com sabores de todo o mundo
Ver artigo

A cada dois meses desenvolvem o menu de duas regiões de Portugal, tendo em atenção a adequação dos produtos à sua sazonalidade. Algarve e Beira Litoral são as regiões de destaque até meados de outubro e, por isso, pode calhar-lhe na rifa uma muxama de atum, carne de porco com ameijoas e xerém, búzios com feijão ou cataplana de peixe, assim como posta de carne arouquesa, feijoada de samos e canja de bacalhau. Para sobremesa, a disputa entre estas duas zonas do País põe em destaque o pão de ló de Ovar, as brisas do Lis, o arroz-doce de Coimbra, assim como os doces com medronho ou alfarroba e a torta de figos, tão típicos do sul do país.

Além da gastronomia, Sara Verde é uma apaixonada por fotografia. Conte, por isso, com obras de fotógrafos convidados pela Galeria The Cave Photography nas paredes do restaurante, que estão à venda ao público.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.