
Demorou, mas foi. Marlene Vieira recebeu uma estrela Michelin na noite desta terça-feira, 25 de fevereiro, na Gala Michelin Portugal 2025. A chef de 45 anos venceu esta distinção rara em Portugal para as mulheres, arrecadando assim uma estrela para o Marlene,, o seu restaurante de alta cozinha no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
No ano passado, devido ao facto de Portugal receber pela primeira vez uma gala Michelin em exclusivo — até então, a cerimónia acontecia em conjunto com Espanha —, a expectativa para uma mulher vencer uma estrela era muita, e Marlene Vieira era uma das mais fortes candidatas a receber a distinção. No entanto, 2024 não foi o ano da chef natural da Maia, que teria de esperar mais 12 meses pelo reconhecimento.
"Que nervos (...) Acima de tudo, o sonho comanda a vida e este é um sonho tornado realidade. Quero agradecer ao meu marido que é a minha maior inspiração", disse a chef. "A todas as mães cozinheiras, não desistam", disse Marlene Vieira visivelmente emocionada.
O Marlene,, o restaurante que conta agora com uma estrela Michelin, é um "espaço depurado, onde se serve uma viagem gastronómica" que é reflexo da aprendizagem da chef, pode ler-se no site oficial do local. "É uma busca por uma cozinha portuguesa moderna, com preocupações de sustentabilidade e de sazonalidade", acrescentam.
Para além deste restaurante de fine-dining, a chef portuguesa está à frente do Zunzum Gastrobar, com uma cozinha mais descontraída também no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, e tem um espaço no Time Out Market Lisboa, no Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré.
Na cerimónia de 2025, também a chef Rita Magro venceu uma estrela Michelin pelo Blind, juntamente com o chef Vítor Matos.