Em 2000, Kátia Barbosa começou a trabalhar num botequim do Rio de Janeiro, que era gerido pelo seu irmão. Quando ele "sumia", ela "assumia" e foi assim que, a partir da Praça da Bandeira, foi aprimorando as suas técnicas culinárias, como autodidata. Hoje existem quatro restaurantes Aconchego Carioca nesta cidade, onde a feijoada é a grande protagonista.
É o prato de assinatura da agora conceituada chef de gastronomia tradicional brasileira, que está prestes a chegar a Lisboa e a abrir um restaurante pop-up no Bairro do Avillez, no Chiado, a propósito do programa "Mestre do Sabor" da TV Globo, onde é jurada junto do chef José Aviilez.
O Aconchego Carioca chega à varanda do Chiado a 9 de janeiro e por lá ficará até 14 de março. Poderá provar a "comida de afeto" e que "transborda brasilidade", criada por Kátia Barbosa e pela sua parceira e filha, a chef Bianca Barbosa.
O menu disponível de terça-feira a sábado, ao jantar, será o Aconchego Carioca, que vai incluir os pratos mais tradicionais da cultura brasileira, incluindo aqueles que lançaram Kátia Barbosa. Ao sábado durante a hora do almoço, é dia de comer uma feijoada à brasileira.
O restaurante também terá música ao vivo, mas apenas nos jantares de quinta e sexta-feira, assim como ao almoço, no sábado. Para acompanhar tudo isto, caipirinhas, claro: no Aconchego Carioca de Lisboa vão ser servidos cocktails frescos e com sabores que nascem da variedade de frutas que por lá será trabalhada.
Para fazer já a sua reserva, basta aceder ao site do Bairro do Avillez e escolher uma data e horário.