Alexandre Silva vai ser um dos chefs a marcar presença no Chefs on Fire, o evento gastronómico que acontece já este fim de semana, a 17 e 18 de setembro.
No entanto, se não conseguiu bilhete para a Fiartil, pode sempre experimentar as criações do chef no restaurante Fogo, que lança agora um novo menu degustação.
Com seis momentos, esta nova proposta é uma "jornada dos sentidos", como é descrita em comunicado, composta por quatro snacks, serviço de pão, dois pratos principais, sobremesa e café — e não sabemos se está preparado para este desfile de sugestões.
Nos snacks, vai poder provar a ostra na brasa, que pode ser acompanhada por um tártaro de vaca ou uma barriga de atum, por exemplo, seguida de pão de massa mãe com azeite alentejano, um molho de bitoque ou mesmo uma bebida fermentada, feita a partir de desperdício de pão da semana anterior — algo "que vai ao encontro da política de desperdício zero implementada nos restaurantes do chef", pode ler-se no mesmo comunicado.
Já nos pratos principais, existe sempre uma sugestão de peixe e legumes (alterada consoante a disponibilidade do dia), que chega ao restaurante maioritariamente de Peniche e das Berlengas, com exceção do atum (águas dos Açores). Segue-se a carne, num prato de conforto de arroz de forno com vaca minhota ou porco alentejano.
Termine tudo com sobremesas como morango grelhado na brasa com fava tonka e trigo serraceno, à qual se segue o momento do café, feito ao lume com um petit four de trufa de alfarroba.
E calma, que há solução para todos: os momentos podem ser adaptados à opção vegan, com propostas como um arroz de caldo de legumes da época e beringela grelhada.
O novo menu de degustação tem o valor de 80€ por pessoa, sem bebidas. Pode acompanhar a refeição com pairing de vinho, com um valor extra de 35€ por pessoa.
Para além do novo menu degustação, o Fogo mantém a oferta à carta.