Trás-os-Montes vai descer no mapa até Santarém para se apresentar à mesa do restaurante Ó Balcão. O restaurante do chef Rodrigo Castelo, destacado com o Bib Gourmand no guia Michelin Espanha e Portugal 2020, vai inaugurar a iniciativa Provar Portugal na Restauração de Santarém cujo objetivo é passa por reunir iguarias de várias partes do País à mesa de restaurantes de renome em Santarém.

O primeiro evento acontece já na próxima terça-feira, 7 de setembro, ao almoço (12h) e jantar (19h) e é o restaurante Académico, de gastronomia transmontana, que vai fazer as honras do menu de sete momentos degustados no ambiente de requinte do Ó Balcão, renovado em junho quando reabriu ao público. Em refeições normais, o restaurante serve produtos e sabores que fazem jus às tradições ribatejanas, como rabo de toiro e fataça com caldo de peixe assado e pera grelhada do menu de degustação (75€).

Contudo, no evento de 7 de setembro, a ideia é provar Trás-os-Montes sem ter de fazer uma longa viagem, porque as melhores iguarias da região vão até si neste encontro que marca os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia.

Miss Can. Fomos ao mar sem sair de Lisboa a bordo das conservas portuguesas
Miss Can. Fomos ao mar sem sair de Lisboa a bordo das conservas portuguesas
Ver artigo

Conte com alheira e chouriça de Vinhais para entrada e sopa transmontana. Só aqui já vamos bem, mas a viagem continua pelo peixe e carne que tão bem caracterizam a gastronomia transmontana que se serve habitualmente no Académico, um restaurante de referência em Bragança desde agosto de 1994.

A ementa levada até Santarém por Nuno Machado, que continua o legado do fundador do restaurante, e confecionada pelo chef Rodrigo Castelo em homenagem ao restaurante com mais de 20 anos, segue com bacalhau transmontano, rodeão e posta Mirandesa grelhados e javali com castanhas.

Para finalizar, um pudim de castanhas para dar as boas-vindas à fruta que abunda em outubro. O menu de degustação custa 35€ por pessoa (sem bebidas incluídas).

Se perder a festa transmontana em Santarém, pode já marcar o próximo encontro de regiões. Está marcado para 21 de setembro e junta o restaurante O Torres de Vila Verde, no distrito de Braga, que vai levar para o escalabitano Digusto sabores minhotos.

Provar Portugal na Restauração de Santarém

Ó Balcão

  • Localização: R. de Entrecampos 25 C, 1700-158 Lisboa
  • Reservas: 21 824 5202

Digusto

  • Localização: Loja 6M, R. Eng. António José Souto Barreiros Mota, 2000-014 Santarém
  • Reservas: 243 325 098

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.