"À descoberta de Portugal" é o nome do novo menu que chegou esta quarta-feira, 21 de abril, ao restaurante Ocean, galardoado com duas estrelas Michelin, do VILA VITA Parc Resort & Spa. O menu foi preparado à semelhança de tempos passados, em que emblemáticas figuras portuguesas desafiaram o mar para explorar a cultura e os sabores espalhados pelo mundo fora. Na mesa algarvia do resort não faltam sabores vindos da ilha dos Açores e Madeira, bem como de São Tomé e Cabo Verde. Portugal Continental também tem destaque com produtos da Beira Interior.

Mas espere um momento. Ou quinze. Porque convém fazer uma pausa entre cada um dos momentos deste menu de degustação preparado pelo chef Hans Neuner. Tudo começa sem ir muito longe no mapa e no preciso local onde as viagens na época dos Descobrimentos começaram: Lagos. O chef sugere um prato de cavala com tomate e manjericão, algo leve para começar.

O Ela Canela está de volta com várias novidades — incluindo uma surpresa doce no menu
O Ela Canela está de volta com várias novidades — incluindo uma surpresa doce no menu
Ver artigo

Daqui, a viagem é direta para os Açores, mais precisamente para a Terceira, com umas amêijoas.  O arquipélago ocupa seis dos 15 momentos, não fosse este um lugar forte em iguarias irresistíveis: bolo lêvedo, arroz de lapas, kombucha de chá dos Açores e, obviamente, ananás. Já da Madeira, vem o 12.º momento da refeição, com uma combinação de queijo, pitanga e maçã.

O que resta ainda comer? Muitos mais pratos, mas destacamos São Tomé, cujos produtos deram origem a pratos irreverentes, como porco com batata doce e canela e, para sobremesa, uma combinação de baunilha, café e rum. O chef preparou ainda uma passagem por Cabo Verde, de onde trouxe para o restaurante Ocean uma cachupa, acompanhada de sarrajão,  feijão, milho e salsa.

O menu de degustação "À descoberta de Portugal", com produtos descobertos pelo Velho Continente na altura da Expansão Portuguesa, culmina com a Queijada Dona Amélia, que reúne todas as especiarias que foram trazidas pelos navegadores.

O menu de degustação, disponível apenas ao jantar, custa 210€ por pessoa e a harmonização de vinhos a cargo de sommelier Ricardo Rodrigues tem um custo adicional de 140€.

Menu de degustação Ocean

Localização: Rua Anneliese Pohl, Alporchinhos, 8400-450 Porches
Reservas: 282 310 100 ou diretamente no site
Horário: das 19h às 22h (para já, de quarta a sexta-feira até ao início de maio)

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.