O ÀCosta é o grande vencedor dos TheFork Awards. A cerimónia de entrega de prémios, que destacou as novidades de maior relevo deste último ano, aconteceu no Convento do Beato, em Lisboa, na noite desta segunda-feira, 18 de novembro. O espaço de Olivier da Costa foi o mais votado pelos utilizadores do TheFork, e venceu o People’s Choice Award 2024.

Assim, o restaurante de Olivier da Costa é então a melhor abertura do ano de 2024, tendo em conta a votação dos utilizadores. Para além do grande vencedor, também espaços como Canalha, em Lisboa, Pata Gorda, no Porto e Taberna Sal Grosso, em Évora foram destacados na cerimónia conduzida por César Mourão, e fazem parte do top 10 de finalistas com mais votos. Trocando por miúdos, tratam-se dos melhores 10 novos restaurantes do País (de acordo com os utilizadores do TheFork, claro está).

Há concorrência para as estrelas Michelin. Guia Repsol regressa a Portugal e já está a avaliar restaurantes
Há concorrência para as estrelas Michelin. Guia Repsol regressa a Portugal e já está a avaliar restaurantes
Ver artigo

Foram também entregues estas quatro categorias especiais: Mundo Rural, entregue à Taberna Lura, em Baião; Cozinha Contemporânea, atribuída ao Ryoshi, em Lisboa; Cozinha Sustentável, cujo vencedor foi o Ciclo, em Lisboa; e Media Choice Awards, que foi parar ao Bar Alimentar, também na capital.

Um grupo de 31 restaurantes espalhados pelo País, cujas portas abriram este ano, esteva a votação desde 12 de setembro e até 15 de outubro. Esta seleção foi uma escolha de um júri composto por 49 chefs e seis personalidades de peso no setor gastronómico, como Henrique Sá Pessoa, Rui Paula, Vítor Sobral, Noélia Jerónimo, Justa Nobre, Kiko Martins, Ricardo Costa, Rodrigo Castelo, Nuno Mendes — que regressou a Lisboa com a abertura do Santa Joana —, Ana Moura, Luís Gaspar e Rui Sanches, fundador e presidente-executivo da Plateform, entre muitos outros.

O TheFork Awards é um projeto concebido pela conhecida plataforma de reservas de restaurantes e tem como intuito oferecer visibilidade às novas aberturas, tratando-se de "uma iniciativa que valoriza e destaca o panorama gastronómico português no último ano", salientam no site oficial. Esta foi a primeira edição dos prémios em Portugal.

Espreite os 10 restaurantes que abriram no último ano e conseguiram mais votos dos utilizadores:

  • ÀCosta, Lisboa (vencedor People’s Choice Award 2024)
  • Petiscaria da Esquina, Lisboa
  • Nem Carne Nem Peixe, Porto
  • Taberna Sal Grosso, Évora
  • Oculto, Vila do Conde
  • Áurea, Lisboa
  • Rural 150, Valada do Ribatejo
  • Touta, Lisboa
  • Pata Gorda, Porto
  • Canalha, Lisboa