Estreou-se em 2016, mas até 2020 não podia ser visto em nenhuma plataforma de streaming comercial. Em "São Jorge", Nuno Lopes dá vida ao boxeur Jorge — um homem desempregado que tem por hábito resolver os problemas da sua vida ao soco e que, no momento em que a história se inicia, se vê em risco de perder o filho e a mulher devido à falta de dinheiro para pagar as contas e suportar a família.
É nesta conjuntura que Jorge, não vendo outra solução, recorre à cobrança de dívidas através da intimidação física daqueles que, em condições precárias, e tal como ele, não conseguem pagar o que devem.
É nesse dilema moral de exigir aos outros o que o próprio sabe não conseguir pagar, que Jorge se vê no meio de uma encruzilhada. O resultado é o filme agora disponível na HBO depois de ter feito parte do catálogo da Filmin.
Mas não é o único filme português que pode ver em streaming. "Variações" ou "Call Girl", com Soraia Chaves no papel principal, também é uma das opções.
Mas há mais.
"A Herdade" (HBO)
Da autoria de Tiago Guedes e com Albano Jerónimo no papel principal, o filme acompanha uma família portuguesa que, proprietária de uma das maiores herdades da Europa, se recusa a apoiar o regime que imperou em Portugal até à revolução do 25 de abril.
À medida que o País vai mudando, também a dinâmica familiar dos protagonistas promete colapsar.
Durante o processo, temos protagonistas irremediáveis, carismáticos, complexos e nunca unidimensionais.
"Variações" (Amazon Prime Video)
Realizado por João Maia, o filme começa quando Variações ainda só era António Ribeiro, e de como foi trilhando o seu caminho até chegar a Lisboa, onde se tornou na figura de sucesso por que viria a ser conhecido. O sucesso, no entanto, nunca o viria a saborear.
Foi já em Lisboa que começou a cortar cabelos, embora preferisse que o identificassem como barbeiro. Mas seria fora do salões e em cima dos palcos que se viria a encontrar e a materializar o sonho de compor músicas e cantá-las para quem as quisesse ouvir.
Com Amália Rodrigues na voz e no coração, António gravou, em 1982, uma versão da canção "Povo Que Lavas no Rio" e um ano mais tarde viria a abrir para a fadista na Aula Magna, em Lisboa.
O percurso do homem por detrás do nome de uma das figuras mais importantes da música portuguesa é o alicerce do filme "Variações", que chegou às salas de cinema portuguesas em agosto de 2019.
"Linhas Tortas" (HBO)
Em pouco mais de uma hora, a história acompanha a vida de Luísa, uma jovem atriz que, no Twitter, é seduzida por um homem que se esconde por detrás de um rosto e de um nome que não é o seu.
Embora se chame António, e seja um dos jornalistas e cronistas mais conceituados do País, é através do nome Rasputin que assina tweets introspetivos que apelam à capacidade de pensar e de nos reconciliarmos com a ideia da fragilidade humana.
A atração é mútua e não demora muito até que da interação em tweets passem para as mensagens privadas e, mais tarde, para um encontro que nunca chega a acontecer. Tal como a vida, também a narrativa assenta numa certa tragédia e todo o filme se assemelha àquilo que tem pautado a boa televisão ao não dar um final que ofereça resolução às personagens e aos espectadores.
"São Jorge" (HBO)
"São Jorge", estreado em 2016, é uma produção luso-francesa e conta com a participação de Nuno Lopes, que dá vida a Jorge, um boxeur desempregado que se vê a braços com a possibilidade de perder o filho e a mulher.
Para tentar reverter a situação, Jorge começa a trabalhar cobrando dívidas, através da intimidação de pessoas que, tal como ele, também não conseguem pagar.
O filme que até então só podia ser visto de forma imediata, e legal, na Filmin (uma plataforma de streaming especializada em cinema independente), chegou ao catálogo da HBO em junho de 2020.
"Diamantino" (HBO)
Com autoria de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, "Diamantino" põe Carlotto Cotta no papel de um ídolo de futebol que, por circunstâncias várias, acaba caído em desgraça e remetido à insignificância.
É na procura pelo sentido da vida, seja lá o que isso significar, que o futebolista se vê envolvido numa fase de profunda mudança.
"Call Girl" (HBO)
Realizado por António-Pedro Vasconcelos, "Call Girl" acompanha a figura de Maria, uma acompanhante de luxo que é contratada para seduzir o presidente da Câmara Municipal de Vilanova.
O objetivo? Fazer com que este autorize a construção de um empreendimento turístico de alta qualidade na região.
Pelo meio do jogo da sedução e do sexo, há, claro, corrupção, intriga e jogos políticos. Soraia Chaves é a protagonista.
"Mosquito " (HBO)
O filme de João Nuno Pinto, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial, tem como foco um soldado português: Zacarias, um jovem português que, cego pela vontade de deixar o seu nome na História, procura ser o protagonista heroico de várias aventuras durante o primeiro grande conflito armado.
Enviado para Moçambique, onde a guerra se vai desenrolando longe do mediatismo e dos olhares atentos do mundo, os problemas começam a surgir quando o soldado se vê abandonado pelo pelotão que o acompanhava desde o início, e é obrigado a descobrir sozinho aquele novo universo que julgava impossível de existir.
O filme, que abriu o Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, é baseado na história real do avô do realizador que, tal como Zacarias, se viu obrigado a enfrentar o desconhecido sozinho em África durante a Primeira Guerra Mundial.
"A Esperança Está Onde Menos Se Espera" (HBO)
Lourenço, um jovem desportista e promissor no meio, vê a sua virada do avesso quando o pai, Francisco Figueiredo, é despedido. De repente, aquela família é obrigada a um reajuste até então inimaginável.
Lourenço deixa de poder frequentar o colégio privado e privilegiado que frequentava, e é inscrito numa escola secundário frequentada, acima de tudo, por jovens do bairro social da Cova da Moura.