Duas ativistas ambientais atiraram, este domingo, 28 de janeiro, sopa de tomate contra o vidro blindado que protege o quadro Mona Lisa, no Louvre, em Paris, França. Queriam, com esta iniciativa, promover "o direito a uma alimentação saudável e sustentável".
"O que é mais importante? Arte ou direito à alimentação saudável e sustentável? O nosso sistema agrícola está doente!", terão gritado, segundo o "Sapo 24". Não é a primeira vez que o quadro de Leonardo Da Vinci, o mais famoso do Mundo, é alvo de vandalismo.
Em maio de 2022, um homem atirou um pedaço de bolo com creme contra o quadro. "Há pessoas a tentar destruir o planeta, pensem na Terra, pensem na Terra", disse, depois deste ato. A Gioconda, que data de 1503, está desde 2005 protegida por um vidro à prova de balas.
Este atentado contra a pintura a óleo de Leonardo Da Vinci fez com que os seguranças do museu colocassem telas em frente ao quadro, antes de tirarem todas as pessoas da sala onde se encontra. Tudo indica que o quadro não terá sido afetado.
A Mona Lisa está no Museu do Louvre desde 1797 e é anualmente procurada por milhões de visitantes, que querem ver a obra ao vivo. O quadro foi pintado entre 1503 e 1506. O retrato mostra uma mulher com um sorriso tímido, a posar para quem a pinta.