Estreou-se em 2018, foi alvo de duras críticas e chegou a gerar uma petição, assinada por mais de 160 mil pessoas, que a queriam ver a história cancelada. Falamos de "Insatiable", um original da plataforma de streaming que acompanha a história de Patty, a protagonista interpretada por Debby Ryan.

Patty é apresentada como uma adolescente norte-americana que vive com excesso de peso e que, diariamente, sofre de bullying perpetuado pelos seus colegas de escola com a conivência de todos os profissionais da instituição.

Durante grande parte da sua matrícula, Patty habitou-se ouvir comentários depreciativos ou a ver o seu rosto em cartazes que a associavam a um porco. Não havia limites e tudo servia para lhe atacar a autoestima.

"Special". A série bonita da Netflix sobre um jovem gay e com paralisia cerebral
"Special". A série bonita da Netflix sobre um jovem gay e com paralisia cerebral
Ver artigo

A reviravolta, que gerou inúmeras críticas à série e à plataforma, surge quando Patty, depois de ser agredida e estar durante vários meses obrigada a fazer uma alimentação à base de líquidos, perde muito peso. Quando regressa à escola, Patty está muito mais magra e faz uso do facto de ser o centro das atenções para se vingar de todos os que a maltrataram ao longo dos anos.

Assim que o trailer foi lançado, a indignação foi geral pela forma como, alegadamente, se utilizava um tema tão sensível de uma forma tão leviana. Uma utilizadora decidiu lutar contra o preconceito e criou uma petição na plataforma "Change" a incentivar ao boicote de uma série que, na sua opinião, era discriminatória.

"Durante demasiado tempo as várias narrativas disseram às mulheres e a jovens facilmente impressionáveis, que para serem populares, terem amigos ou serem atraentes ao olhar masculino, tinham de ser magras", lê-se no texto da petição. "Esta série tem de ser cancelada. As consequências que teremos de enfrentar serão muito maiores e sinistras para jovens adolescentes do que para a Netflix, que só terá de lidar com a falta de lucro."

A reação levou a que Debby Ryan, a atriz principal, defendesse a série através da sua conta oficial do Twitter, na qual disse que as pessoas estavam a interpretar de forma errada o propósito de "Insatiable". É que, continua, esta é uma série que pretende abordar e confrontar este tipo de ideias erradas através da sátira.

"A sátira é uma forma de utilizar o humor para lidar com situações mais difíceis, é quase uma forma de iluminar a escuridão e iniciar conversas complicadas."

A verdade é que a série permaneceu no ar e chegou mesmo a ser feita uma segunda temporada, também disponível na Netflix, embora não tenha regressado para uma terceira. Do elenco fazem parte nomes como Dallas Roberts ("O Comboio das 3 e 10"), Daniel Kang ("Caixa de Doces") e James Lastovic ("Days of Our Lives").

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.