"Radiografia" é o novo projeto de João Reis. O ator de 58 anos criou este espetáculo, que descreve como "muito fragmentado", em parceria com o percussionista Nuno Aroso. "Não é teatro nem um concerto. É um registo híbrido: tem música, imagem e sobretudo poesia", disse-nos o ator.
"Nasceu a partir de uma ideia mais ou menos abstrata: as caixas de luz onde se podem ver as radiografias", começou por explicar, em entrevista à MAGG. "A partir daí, pensámos na questão da transparência das pessoas e do mundo. A radiografia amplia e define pormenores, sombras e contornos. É um território fértil para muitas analogias", prosseguiu.
"Aqui não há uma narrativa lógica. Vamos ao teatro e vemos uma história, um enredo, mas aqui não. São poemas intercalados com música, imagem, efeitos sonoros, que remetem para a ideia da intimidade, da fantasia, da imaginação", descreve João Reis, que, além de encenador, será intérprete.
Este espetáculo sem princípio, meio e fim estreia sexta-feira, 17 de novembro, às 21h30 no Teatro Aveirense, a principal sala de espetáculos de Aveiro. "Podemos ir mais além, às inquietações da alma, às feridas abertas. É matéria que nunca mais acaba. Dá para convocar muitas memórias e experiências", crê João Reis.
"Este mix entre música contemporânea e a palavra poética produz efeitos muito interessantes e estimulantes. É uma experiência diferente, curiosa e agradável para quem habitualmente vai ao teatro e vê uma sequência narrativa tradicional. Aqui, os caminhos são outros", alerta o ator.
"Eu habitualmente trabalho com músicos, com orquestras, e isto obriga-me a repensar e a reformular o meu próprio processo de trabalho. Estou a encenar um espetáculo que não é teatro. É um universo que domino menos bem, mas acho que as coisas têm corrido sempre muito bem", afirma João Reis.
Esta criação conjunta entre o ator e o músico, que mistura várias linguagens, resultou de um convite da produtora Arte no Tempo. A entrada neste espetáculo (para maiores de 6 anos) custa 5€, sendo que os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline.
Esta peça é sempre exibida das 21h30 às 22h30. A 17 de novembro estará no Teatro Aveirense, a 22 de novembro no Teatro Académico Gil Vicente Praça da República (Coimbra), a 24 de novembro no Cine-Teatro Avenida (Castelo Branco) e a 30 de novembro no Cine-Teatro Paraíso (Tomar).
Em julho, o casamento de 18 anos do ator com Catarina Furtado tinha chegado ao fim. Quanto a esta nova fase da vida, João Reis conta à MAGG que "está a ser diferente", mas a "correr bem e com muita tranquilidade". "Estou a fazer os ajustes naturais de uma pessoa que, por força das circunstâncias, teve de reformular a sua vida", concluiu.
"Estou a preparar-me para iniciar um projeto televisivo, que vai arrancar em dezembro e sobre o qual ainda não posso falar. Há-de durar até ao verão. Lá para março/abril, outro projeto televisivo", revela-nos o ator, que acrescenta que "depois do verão" terá "um regresso ao teatro".