É caso para dizer: mais vale tarde do que nunca. A sexta (e última) temporada de "Peaky Blinders" chegou ao Reino Unido a 27 de fevereiro, mas a data de estreia internacional continuava no segredos dos deuses. Pelo menos, até esta quinta-feira, 10 de março. A série britânica não pertence à Netflix e, por isso, só pode ser incluída no catálogo da plataforma de streaming depois de ser transmitida na íntegra na BBC. E agora, sim, é oficial: já sabemos quando chega a Portugal.
Foi através da rede social Twitter que a Netflix Portugal satisfez a curiosidade dos fãs. "Por ordem dos 'Peaky Blinders', a 6ª e última temporada chega a 10 de junho", lê-se, na publicação que serviu de anúncio à última temporada da série britânica. Sem spoilers, claro.
Sem surpresas, e à semelhança das últimas cinco, a sexta temporada também terá apenas seis episódios. No entanto, esta será a primeira temporada sem a presença de Helen McCrory, que vestia a pele de Polly Gray. Em 2021, a atriz morreu vítima de cancro, enquanto filmava os novos episódios da série britânica — o que leva os fãs a acreditar que o desfecho da sua história seja tratado e encerrado longo no arranque da nova temporada.
Como já é hábito em "Peaky Blinders", a nova temporada será novamente sinónimo de um outro período temporal. E, desta vez, a história vai mesmo desenrolar-se nos anos 30, que antecedem a Segunda Guerra Mundial, que começou a 1 de setembro de 1939.
"As séries de televisão tendem a estagnar: a encontrar o seu registo e mantê-lo. Estou muito orgulhoso porque cada temporada [de 'Peaky Blinders'] se tornou mais rica e profunda. E nesta temporada esse é definitivamente o caso. Estávamos determinados a torná-la brilhante", avança o protagonista Cillian Murphy, em declarações à revista "Entertainment Weekly". Elevando (ainda mais) as expectativas.
Bem sabemos que a sexta será a última temporada da série britânica da BBC, mas isso não significa que os fãs se vejam obrigados a despedir do universo deste gangue de mafiosos bem vestidos e de todos os problemas de controlo de território — resolvidos com balas, navalhas e punhos — que o caracteriza.
Não sabemos se a ação vai continuar a ter Birmingham, em Inglaterra, como palco, mas o que é certo é que o criador de "Peaky Blinders", Steven Knight, já confirmou um novo filme, que promete concluir a saga, depois da sexta temporada. Até à data, a produção continua sigilosa, mas as gravações deverão arrancar dentro do próximo ano e meio.