Foi considerada um fenómeno de audiências em Espanha e chegou mesmo a figurar em algumas listas de melhores séries de 2020. Falamos de "Veneno", a série que em Portugal está inteiramente disponível na HBO e que conta a história da maior figura da comunidade LGBTQ+ no país, Cristina Ortiz — aquela que ficou conhecida como a primeira mulher transexual e que se transformou num ícone dos anos 90 em Espanha.
A ideia para a série, explicam os criadores Javier Ambrossi e Javier Calvo, surgiu por mero acaso durante uma reunião a envolver vários executivos ligados à indústria televisiva. Quando questionados sobre que figura gostariam de estudar para a criação de uma série biográfica, pensaram em La Veneno.
"Provavelmente estariam à espera de que disséssemos um nome como Julio Iglesias, mas um de nós disse La Veneno. A sugestão foi inesperada e lembro-me de ver uma das pessoas nessa reunião a olhar para os papéis que tinha à sua frente e a perguntar: 'Quem?'. Respondi: 'Foi uma mulher transexual que se tornou famosa, mas que era prostituta e que, mais tarde, acabou presa.'", revela Calvo à revista "Variety".
Depois dessa reunião, continua, a ideia para aquilo que viria a ser a série "Veneno" começou a ser criada nas suas cabeças. E ainda que aqueles executivos não conhecessem Cristina Ortiz, a verdade é que havia muita história para contar.
E é isso que a série faz, focando não só na infância da qual Ortiz foi obrigada a fugir por viver com uma mãe abusiva e homofóbica, mas acompanhando também a sua transição e o momento em que, enquanto trabalhadora do sexo, é descoberta nas ruas e acaba a aparecer no programa de talk-show espanhol "Esta Noche Cruzamos el Mississippi" — que a catapulta para o estrelato.
"Como homens homossexuais, crescemos sem história, sem espelhos com que nos pudéssemos olhar e que, de alguma forma, nos pudessem guiar as nossas vidas. Por isso, achámos que a Veneno seria a forma perfeita de poder dizer o quão importante é podermos ser visíveis e de como, pelo contrário, não é assim tão importante ser-se perfeito. É importante, sim, mostrar-mo-nos como somos", explica o Ambrossi, um dos criadores da série, à mesma publicação.
"Veneno", composta por apenas oito episódios, está inteiramente disponível na HBO. Do elenco fazem parte nomes como Lola Rodríguez, Isabel Torres, Paca la Piraña, Daniela Santiago, Desirée Rodríguez e Mariona Terés.