Se entre janeiro e fevereiro as telas das salas de cinema são ocupadas por possíveis candidatos aos Óscares, sendo esta a época do ano onde (geralmente) podemos ver os melhores filmes, os meses de verão estão, desde há muito tempo, reservados para os blockbusters.

Há espaço para tudo: para as comédias juvenis ao estilo de "American Pie", clássicos de ação, ficção científica, heróis de banda desenhada e muitas, muitas sequelas.

No entanto, mesmo que os filmes exibidos nesta época do ano não sejam dos mais aclamados pela crítica, isso não quer dizer que sejam fracassos. Muito pelo contrário, há blockbusters que são sucessos de bilheteira estrondosos.

Clássicos do cinema ao ar livre
Clássicos do cinema ao ar livre
Ver artigo

E verdade seja dita, em época de calor e férias, não estamos propriamente com a maior disposição para dramas pesados e épicos de guerra, mas sim para filmes leves que nos entretenham, seja a sorrir ou a tentar perceber onde vão acabar as perseguições de carro tão típicas dos clássicos filmes de ação.

Este ano, temos regressos muito esperados, um tubarão gigante e até Oprah Winfrey, entre muitos outros motivos para trocar a praia pela sala de cinema. Estes são sete filmes que o esperam entre junho e agosto:

"Mundo Jurássico: Reino Caído"

Em 1993, estreava "Parque Jurássico" e Steven Spielberg garantia que a melodia e a cena inicial dos enormes portões que davam acesso ao parque de diversões mais perigoso do mundo nunca mais lhe saía da cabeça. Depois do sucesso estrondoso do filme original, seguiram-se duas sequelas ("Mundo Perdido" e "Parque Jurássico III") sem muita expressão na bilheteira, mas foi em 2015, com "Mundo Jurássico" que o franchising ganhou outra vida.

E porque não há duas sem três (ou neste caso, quatro sem cinco), Spielberg regressa como produtor executivo para este "Reino Caído", acompanhado de Bryce Dallas Howard e Chris Pratt, os protagonistas do último filme, bem como de Jeff Goldblum, que regressa à sua personagem carismática do filme original.

"Mundo Jurássico: Reino Caído" centra-se no regresso de uma equipa de resgate ao parque de dinossauros (onde os animais tinham assumido o controle no final do quarto filme), em perigo devido a um vulcão em ebulição, para salvar os que ainda se encontram na ilha. Mas é claro que há muito para correr mal. Estreia a 7 de junho.

"Uma Viagem no Tempo"

Numa aventura familiar recheada de fantasia, podemos conhecer a história de Meg (Storm Reid), que acompanhada pelo irmão e um amigo, é enviada para uma epopeia no espaço a mando de três seres místicos (interpretados por Reese Whiterspoon, Oprah Winfrey e Mindy Kaling). O objetivo? Encontrar o pai, personagem interpretada por Chris Pine, um famoso cientista que desapareceu subitamente. Estreia a 14 de junho.

"Ocean's 8"

Quando surgiram rumores sobre um spin-off no feminino da trilogia "Ocean's Eleven", houve quem torcesse o nariz e duvidasse da veracidade das notícias. Mas o projeto foi mesmo para a frente e é uma das comédias mais esperadas do ano. Debbie Ocean (Sandra Bullock) é irmã de Danny Ocean (a personagem de George Clooney nos fimes originais) e, inspirada pelos feitos da família, passa cinco anos a preparar o golpe perfeito.

Depois de reunir a equipa ideal para a acompanhar (onde podemos ver Cate Blanchett, Sarah Paulson, Rhianna, entre outras), Debbie e companhia rumam à Met Gala com o objetivo de roubar Daphne Kluger, uma celebridade interpretada por Anne Hathaway. Estreia a 21 de junho.

"Mamma Mia! Here We Go Again"

Prepare-se para cantar e dançar ao som dos hits dos Abba, enquanto sabe como a história de Donna (Meryl Streep) começou na maravilhosa ilha grega de Kalokairi. Apesar de ser uma sequela, que nos apresenta uma grávida Sophie (Amanda Seyfried) que apenas confia nos seus três pais para partilhar a notícia, o filme volta atrás no tempo para nos dizer como tudo começou. Lily James assume o papel de uma jovem Donna e estão garantidas muitas cantorias. Afinal, estamos a falar de um musical, certo? Estreia a 19 de julho.

"Linhas de Sangue"

"Linhas de Sangue" é outro filme muito antecipado. A película portuguesa, que reúne nomes como José Fidalgo, José Raposo, Catarina Furtado, Kelly Bailey, Dânia Neto, Soraia Chaves, Lourenço Ortigão e muitos mais, é uma história de heróis e vilões, que antevê um ataque terrorista a Portugal que apenas pode ser impedido por um conjunto de pessoas que vivem à margem da lei e não cumprem regras.

Carregado de ação e de humor, o filme reúne inúmeras caras conhecidas do grande público. Estreia a 26 de julho.

"Missão: Impossível - Fallout"

Falámos de regressos esperados, correto? Não há verão sem calor e listas de blockbusters sem a presença dos vários filmes da saga "Missão Impossível". Tom Cruise, perdão, Ethan Hunt está de regresso, bem acompanhado pela sua fiel equipa e, desta feita, tem um adversário à altura. Henry Cavill (que interpreta o Super-Homem nos mais recentes filmes do universo DC Comics) junta-se ao grupo numa personagem difícil de perceber se torce pelos bons ou maus da fita e promete dar trabalho ao agente Hunt.

Mesmo sem ainda termos visto o filme, o trailer é um pequeno exemplo que "Missão: Impossível - Fallout" não desilude e contém todos os ingredientes essencias da saga: perseguições, reviravoltas e, claro está, a mítica músicaEstreia a 2 de agosto.

"Meg: Tubarão Gigante"

Tem o trailer mais assustador dos últimos tempos e promete fazer os espectadores agarrarem-se às cadeiras da sala de cinema. Jason Statham protagoniza este filme que combina os géneros de ação, ficção científica e terror, cujo argumento se foca no ataque de um gigantesco tubarão pré-histórico, que se pensava morto, a um centro de pesquisa submerso, deixando a equipa científica presa e em perigo.

Quem é chamado para "salvar o dia"? A personagem de Statham, claro está. Estreia a 23 de agosto.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.