Não era esperado, mas aconteceu. "Parasitas" conseguiu reunir o consenso da Academia de Hollywood e foi considerado o Melhor Filme de 2019 num ano em que era muito improvável que conseguisse o prémio. É que "1917" de Sam Mendes e "Era Uma Vez... em Hollywood" de Quentin Tarantino eram os candidatos mais fortes, já que a produção do realizador sul-coreano Bong Joon-ho já tinha o troféu de Melhor Filme Estrangeiro assegurado e não era certo que a Academia tivesse interesse em repetir as estatuetas.

No entanto, a verdade é que o realizador subiu quatro vezes ao palco para receber o prémio de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Filme. A decisão surpreendeu críticos, jornalistas e até fãs de cinema, mas a verdade é que a popularidade de "Parasitas" foi conhecida em todo o mundo.

Em Portugal, por exemplo, o filme estreou-se em meados de setembro no cinema e ainda hoje continua em exibição em várias salas portuguesas — feito que não é, de todo, comum no País.

Não se sabe ao certo o que terá diferenciado "Parasitas" de outras grandes produções, e talvez nem o facto de ser um filme sul-coreano seja explicação porque, especialmente em tema, o filme é também muito ocidental ao retratar a desigualdade de classes entre ricos e pobres.

Apesar disso, não há dúvidas da qualidade de "Parasitas" e a vitória nos Óscares tornou-o ainda mais popular, ao ponto de já estar anunciada a chegada do filme à Filmin, o serviço de streaming especializado em cinema independente. No entanto, o sucesso de "Parasitas" pode servir agora para introduzir cinéfilos de todo o mundo ao cinema sul-coreano que está repleto de produções interessantes e de qualidade.

Exemplo disso é o filme "Memories of Murder", também realizado e escrito por Bong Joon-ho, que foi muito elogiado pela crítica após a estreia em meados de 2003. O filme passa-se em 1986 e é baseado numa história real ao mostrar os primeiros ataques cometidos por um serial killer na Coreia do Sul entre 1981 e 1991.

O filme, que é também o segundo de Bong Joon-ho, acompanha os esforços diários de dois detetives que tentam, a todo o custo, resolver o caso mais complexo das suas vidas quando várias mulheres são encontradas mortas e violadas em partes diferentes de uma pequena província de sul-coreana.

"Parasitas". Vencedor do Óscar de Melhor filme vai chegar ao streaming
"Parasitas". Vencedor do Óscar de Melhor filme vai chegar ao streaming
Ver artigo

A pressão da imprensa e a inexperiência neste tipo de casos são fatores fundamentais para compreender a degradação das personagens, mas também a dificuldade na criação de um método que os ajude a ter sucesso na investigação. Spoiler alert: o verdadeiro assassino só foi descoberto em 2019, quase 40 anos após o primeiro crime. O filme está disponível de forma gratuita e totalmente legal no YouTube com uma qualidade máxima de 720p.

Mas há mais títulos que merecem ser vistos, como "I Saw the Devil", realizado por Kim Jee-woon, que conta uma história de vingança protagonizada por um agente das forças especiais que decide perseguir e castigar o serial killer que, durante uma noite de inverno, assassinou e mutilou a sua noiva.

Mostramos-lhe 9 filmes sul-coreanos que deve espreitar após a vitória de "Parasitas" na 92.ª cerimónia de entrega dos Óscares.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.