É capaz de o conhecer através de filmes mais recentes (e menos interessantes) como "Uns Compadres do Pior" ou "O Grande Dia", mas a verdade é que Robert De Niro ("Taxi Driver") é considerado um dos grandes nomes do cinema. E tudo começou quando ganhou o prémio de Melhor Ator Secundário, atribuído pela Academy Awards, pelo seu papel enquanto Vito Corleone em "O Padrinho: Parte II".
Mas há vários outros filmes pelos quais o ator norte-americano ficou conhecido e que foram galardoados com um Óscar, como aconteceu com o clássico "O Touro Enraivecido" onde o ator interpretou o pugilista Jake LaMotta — em que a violência e o temperamento que o levaram ao topo foram, também, responsáveis por destruir a sua vida fora do ringue.
Além do sucesso, e dos vários elogios feitos pela crítica, são filmes que ficaram marcados por algumas das frases mais célebres de sempre e que ainda hoje são repetidas e reinterpretadas em conversas com amigos e família.
A MAGG reuniu os dez melhores filmes, segundo o IMDb, e mostra-lhe também algumas das curiosidades sobre Robert De Niro, a mesma pessoa que não poupou nas críticas ao atual presidente dos EUA, Donald Trump, e que faz 75 anos este sexta-feira, 17 de agosto.
— A revista "Entertainment Weekly" considerou que Robert De Niro é o 34.ª estrela de cinema mais importante.
— O ator vivia muito próximo do realizador Martin Scorsese, embora só o viesse a conhecer muitos anos mais tarde.
— Para a sua personagem no filme "O Cabo do Medo", o ator pagou a um dentista para que lhe estragasse o dente. Depois das gravações, pagou ainda mais para que o mesmo dentista reparasse o dente danificado.
— De maneira a preparar-se para o filme "Taxi Driver", Robert De Niro trabalhou durante vários meses como taxista.
— No filme "O Caçador", Robert De Niro interpretou grande parte das suas acrobacias e não foram precisos atores duplos.
— Robert De Niro e Marlon Brando são os únicos atores até hoje que ganharam um Óscar por interpretarem a mesma personagem, Vito Corleone.
— O realizador Martin Scorsese quase cancelou o filme "O Touro Enraivecido" depois de De Niro ter ganho demasiado peso para o papel que iria desempenhar.
— A famosa cena de "Taxi Driver", em que Robert De Niro fala consigo mesmo ao espelho foi totalmente improvisada.