![Óscares.](/assets/img/blank.png)
"Nomadland — Sobreviver na América"foi o principal vencedor da 93.ª edição dos Óscares, que decorreu este domingo, 25 de abril, na Union Station, em Los Angeles, EUA, dois meses depois daquela que costuma ser a data habitual.
Numa cerimónia dividida entre várias localizações — com estúdios montados em Nova Iorque, Los Angeles, Londres e Paris —, o evento principal aconteceu em Los Angeles e contou com a presença de alguns dos principais nomeados, a quem a organização pediu para evitarem o Zoom.
Com a ideia de premiar o que melhor se fez no cinema entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021, a Academia de Cinema juntou-se e atribuiu as muito desejadas estatuetas a produções como "Minari" e "O Pai" — filmes que só chegarão a Portugal nas próximas semanas — e assegurou a já esperada vitória de "Nomadland", realizado por Chloé Zhao, na categoria principal de Melhor Filme.
O filme valeu ainda o Óscar de Melhor Realizador a Zhao — que se torna assim a segunda mulher a vencer nesta categoria —, que disputava o prémio com Lee Isaac Chung ("Minari"), Thomas Vinterberg ("Mais Uma Rodada") e David Fincher ("Mank").
Na categoria de representação, Anthony Hopkins ganhou o Óscar de Melhor Ator pela sua prestação em "O Pai". Ainda que Hopkins fosse um forte candidato ao prémio, esperava-se que a Academia pudesse atribuir o Óscar a Chadwick Boseman, que morreu em 2020 vítima de cancro. O prémio de Melhor Atriz foi atribuído a Frances McDormand por "Nomadland — Sobreviver Na América", disponível em Portugal desde 19 de abril, batendo Viola Davis — considerada por muitos como a preferida para o prémio.
Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o prémio foi para "Mais Uma Rodada", protagonizado por Mads Mikkelsen, ficando à frente em números de votos da produção "Quo Vadis, Aida?".
Mostramos-lhe a lista dos principais vencedores da nova edição dos Óscares.
Melhor Filme
- "Nomadland"
Melhor Realizador
- Chloé Zhao ("Nomadland")
Melhor Ator
- Anthony Hopkins ("O Pai")
Melhor Atriz
- Frances McDormand ("Nomadland")
Melhor Ator Secundário
- Daniel Kaluuya ("Judas and the Black Messiah")
Melhor Atriz Secundária
- Yuh-Jung Youn ("Minari")
Melhor Argumento Original
- "Uma Miúda Com Potencial"
Melhor Argumento Adaptado
- "O Pai"
Melhor Filme de Animação
- "Soul — Uma Aventura Com Alma"
Melhor Design de Produção
- "Mank"
Melhor Guarda-Roupa
- "Ma Rainey's Black Bottom"
Melhor Cinematografia
- "Mank"
Melhor Edição
- "Sound of Metal"
Melhor Caracterização
- "Ma Rainey's Black Bottom"
Melhor Edição de Som
- "Sound of Metal"
Melhores Efeitos Especiais
- "Tenet"
Melhor Banda Sonora
- "Soul — Uma Aventura Com Alma"
Melhor Documentário
- "My Octopus Teacher"
Melhor Filme Estrangeiro
- "Mais Uma Rodada"