Olhe para mesinha de cabeceira que tem ao lado da cama. Se estiver empilhada de livros, não há melhor altura do que esta para começar a despachá-los. É que numa altura em que estão em vigor várias medidas de prevenção e contenção para mitigar o número de contágios por COVID-19, o recomendável é mesmo ficar em casa para se proteger a si e aos outros.

Por isso mesmo, esta é uma altura em que as séries, os jogos e os livros prometem ser a melhor companhia. Mas se não tiver livros empilhados há meses, deixamos algumas sugestões de vários tipos de género — da biografia ao romance e da banda desenhada ao thriller intenso.

Recomendamos, por exemplo, o "1984" de George Orwell que é já um clássico do género por idealizar um universo distópico em que o Estado, autoritário, assume uma posição de constante vigilância dos seus cidadãos e se torna no verdadeiro Big Brother, sempre à espreita e sempre à escuta.

Do mesmo género, o livro "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, é outra das sugestões que não difere muito da visão pessimista de Orwell.

COVID-19. Quem tem filhos até aos 12 anos vai ter faltas justificadas no trabalho
COVID-19. Quem tem filhos até aos 12 anos vai ter faltas justificadas no trabalho
Ver artigo

Mas se preferir conhecer mais sobre algumas das personalidades mais influentes da História, sugerimos a biografia de Leonardo da Vinci que foi redigida, depois de vários anos de investigação, por Walter Isaacson, o mesmo responsável pela única biografia autorizada de Steve Jobs.

Ao todo, são 16 os livros que sugerimos para se entreter, sem alarmismos, nesta altura de contenção. E embora possa encomendá-los online para que lhe sejam entregues em sua casa, todas estas sugestões estão disponíveis na versão digital para que possa minimizar o contacto físico com as outras pessoas.

Estas são as nossas 16 sugestões de livros que vai finalmente poder ler.