Bryan Adams está de volta ao País que o viu crescer (salvo seja). A promotora Ritmos & Blues anunciou esta segunda-feira, 19 de fevereiro, que o cantor canadiano vai dar dois concertos em Portugal no final de 2024, marcados para o mês de novembro, que farão parte da digressão "So Happy it Hurts", iniciada em 2022.
Nas mesmas salas em que esteve da última vez que passou pelo País, também em 2022, Bryan Adams vai dar um concerto no dia 19 de novembro no Pavilhão Multiusos de Gondomar, e no dia seguinte na Meo Arena, em Lisboa. O artista canadiano, que também é produtor, ativista e fotógrafo, vem apresentar o seu mais recente álbum, que deu nome à digressão, e que conta com temas como “Never Gonna Rain”, “You Lift Me Up” e “I’ve Been Looking For You”.
Bryan Adams começou a sua carreira em 1977, tendo já quase cinco décadas de presença nos palcos. Antes deste novo disco, o cantor de 64 anos, um dos mais conhecidos e premiados internacionalmente, contava já com 17 álbuns, tendo agora 75 singles e muitos deles grandes êxitos, incluindo “Please Forgive me”, "(Everything I do) I do it for you", "Summer of 69" ou ainda “Heaven”. O cantor é considerado uma das maiores estrelas do soft-rock de sempre.
No entanto, esta passagem por Portugal não é algo incomum. A ligação entre Bryan Adams e o País já vem desde a sua infância e adolescência. Portugal foi quase sempre uma paragem obrigatória para o cantor, tendo um lugar especial no seu coração, e já foram vários os momentos em que o artista teve notoriedade no País. Ainda se lembra?
1. Bryan Adams viveu em Cascais e sabe falar português
É verdade, Bryan Adams é (quase) português. O artista de 64 anos viveu na localidade de Birre, Cascais, entre os 9 e os 12 anos, segundo o jornal "Observador", e frequentou a Carlucci American International School of Lisbon, uma escola internacional localizada em Sintra.
Foi no ano de 1967 que se mudou para o País, quando o seu pai, o coronel Conrad Adams, começou a exercer funções de adido para a emigração na embaixada do Canadá, tendo de ficar em Portugal durante os três anos seguintes, com a mulher e os dois filhos.
Durante a sua estadia, Bryan Adams aprendeu a falar um pouco da língua portuguesa, e matou as saudades do País pela última vez em 2017, tendo publicado várias fotografias no Instagram onde aparecia na Praia da Conceição, em Cascais. Durante a sua estadia, o artista confessou que foi em Portugal que comprou os seus primeiros discos. "Caminhando pelo meu velho refúgio de infância em Cascais, [...] encontrei a loja onde comprei os meus primeiros discos. [...] Alguém se recorda desta loja ou do nome?", escreveu na legenda, citado pelo "Jornal de Notícias".
2. Atuou no Rock in Rio Lisboa com ex-concorrente do "Big Brother Famosos"
O dia era 2 de junho de 2012 e Bryan Adams era um dos cabeças de cartaz do Rock in Rio Lisboa. Depois de ter tocado vários êxitos, o cantor canadiano decidiu chamar um membro da audiência para um dueto, anunciando que queria "fazer uma coisa doida", citou o jornal "Público" na altura. "Pode correr bem, mas também pode ser um fracasso", disse.
Na altura, Bryan Adams escolheu uma rapariga de t-shirt preta, que se veio a descobrir ser Vanessa Silva, atual cantora portuguesa e ex-concorrente do "Big Brother Famosos 2".
Ao terminarem de cantar "When You're Gone", a artista foi ovacionada por mais de 69 mil espectadores, e Adams disse que "não estava à espera" de tão bom desempenho. Vanessa confessou que aquele momento era uma realização de um "sonho desde sempre", e que tinha sido a "oficialmente a melhor coisa" que lhe tinha acontecido na vida. "Foi maravilhoso. Sou a pessoa mais feliz do mundo neste momento”, disse depois Vanessa em entrevista à SIC Radical, citada pela revista "Caras".
3. Fadistas portuguesas foram fotografadas pelo artista para a Vogue
Bryan Adams esteve em Portugal em 2014 para fotografar algumas fadistas para a versão portuguesa da revista "Vogue", exercendo um dos seus muitos hobbies. Cuca Roseta, Gisela João, Aldina Gomes, Carminho e Ana Moura foram as modelos escolhidas, e Cuca contou ao CM na altura, citada pela revista "Vidas", que o cantor canadiano quis "mostrar que o fado se faz de mulheres bonitas e sensuais". "São uma recordação que guardo para a vida", confessou.
Além disso, em outubro do mesmo ano, essas foram algumas das imagens que o público conseguiu ver numa exposição do artista aquando do lançamento do seu livro "Exposed", que compila várias fotografias de figuras internacionais, como a rainha Isabel II ou Mick Jagger, no Centro Cultural de Cascais. Bryan Adams também já tinha colaborado em anteriores números da "Vogue" portuguesa, tendo fotografado a modelo Ana Cristina Oliveira, a cantora luso-descendente Nelly Furtado e a fadista Mariza.