Em primeiro lugar, sim, já se passaram mais de 17 anos desde que vimos pela primeira vez "8 Mile", o filme que estreou Eminem no grande ecrã — e que nos deu a melhor battle de rap do cinema (talvez de sempre).
Em segundo lugar, já há explicação para o facto de Marshal Mathers ter demorado este tempo todo a interpretar ao vivo, na cerimónia dos Óscares, o tema "Lose Yourself", aquele que lhe valeu um Óscar na categoria de Melhor Canção Original no mesmo filme — e que, em 2020, deu sono a Martin Scorsese e uma boa dose de espanto a tantas outras celebridades que por lá se sentavam.
"Achei que como não tinha tido a possibilidade de o fazer na altura, seria fixe fazer agora", disse Eminem à "Variety".
Mas não é que em 2003 não o quisessem. "Naquela altura, nunca pensei que tivéssemos a hipótese de ganhar e tínhamos acabado. Além disso, algumas semanas antes, tínhamos apresentado o 'Lose Yourself' nos Grammys com o Roots. Então achámos que não era boa ideia."
E agora era boa ideia porquê? De acordo com o que rapper disse à mesma revista, uma vez que acabou de lançar o álbum Music to Be Murdered By, em janeiro, o timming pareceu-lhe correto.