Rosalía é, atualmente, dos nomes mais sonantes da indústria da música. A dualidade que o seu repertório musical tem evidenciado, indo beber inspiração ao flamenco e a géneros mais vanguardistas, faz com que a artista esgote as arenas por onde passa. Contudo, nem sempre foi assim – e fez questão de relembrar os fãs disso. A cantora quis aproveitar o Natal, altura em que as famílias têm o hábito de ir resgatar memórias ao fundo do baú, para recordar o início da sua carreira. Por isso, na sua conta de Instagram secundária, publicou algumas imagens que mostram como foi esse começo.
"Esta foi uma das minhas primeiras atuações e definitivamente a primeira festa em que me contrataram", explicou Rosalía. Não estava vestida com roupas de luxo, não tinha um grande palco debaixo dos seus pés, nem dançarinos a rodeá-la – como a vimos, no passado mês de novembro, em Lisboa e Braga, por exemplo. Era apenas uma menina de 13 anos, com um microfone, um público bastante reduzido, mas uma grande vontade de cantar.
Nestas imagens, que são "uma verdadeira relíquia", como a própria frisou, a cantora apresentou-se com uma estética que surpreendeu os fãs, que não estavam habituados a vê-la naquele registo. Estava de cabelo atado, vestia um casaco de fato de treino branco e uma saia de ganga, conjugados com um par de leggings pretos e acessórios dourados.
E este look é simbólico. Isto porque era quase uma ode aos artistas que sempre tiveram alguma influência no percurso de Rosalía. "Adorava o Camarón, mas também a Missy Elliot", apontou, acrescentando que o casaco que estava a usar pertencia à colaboração dessa mesma rapper com a Adidas. "Senti-me como um super-heroína ao usá-lo", frisou. Além disso, algumas das fotografias também mostram que a confiança da artista nem sempre esteve lá. "Tive bastante medo porque foi uma das primeiras vezes que cantei em público, por isso comecei a cantar de casaco”, revelou. Ou seja, o casaco era quase a sua armadura – fazia com que cantasse com uma postura tímida, de mãos nos bolsos, toldando-lhe o medo.
Agora, Rosalía não precisa de nenhuma dessas estratégias, já que tem cantado para milhares de pessoas – e dá tudo (e mais houvesse) no palco. Em março, lançou o seu mais recente disco, "Motomami", que serviu de mote para a sua digressão mundial homónima, que chegou ao fim a 18 de dezembro. E de uma coisa temos a certeza: foi a paixão que aquela menina de 13 anos sentia pela música que a trouxe até aqui.
Veja as fotografias da cantora.