Rosalía é, atualmente, dos nomes mais sonantes da indústria da música. A dualidade que o seu repertório musical tem evidenciado, indo beber inspiração ao flamenco e a géneros mais vanguardistas, faz com que a artista esgote as arenas por onde passa. Contudo, nem sempre foi assim – e fez questão de relembrar os fãs disso. A cantora quis aproveitar o Natal, altura em que as famílias têm o hábito de ir resgatar memórias ao fundo do baú, para recordar o início da sua carreira. Por isso, na sua conta de Instagram secundária, publicou algumas imagens que mostram como foi esse começo.

"Esta foi uma das minhas primeiras atuações e definitivamente a primeira festa em que me contrataram", explicou Rosalía. Não estava vestida com roupas de luxo, não tinha um grande palco debaixo dos seus pés, nem dançarinos a rodeá-la – como a vimos, no passado mês de novembro, em Lisboa e Braga, por exemplo. Era apenas uma menina de 13 anos, com um microfone, um público bastante reduzido, mas uma grande vontade de cantar.

Nestas imagens, que são "uma verdadeira relíquia", como a própria frisou, a cantora apresentou-se com uma estética que surpreendeu os fãs, que não estavam habituados a vê-la naquele registo. Estava de cabelo atado, vestia um casaco de fato de treino branco e uma saia de ganga, conjugados com um par de leggings pretos e acessórios dourados.

Do dueto com um fã ao encontro com Ana Moura. Rosalía conquistou Lisboa (com muito chicken teriyaki)
Do dueto com um fã ao encontro com Ana Moura. Rosalía conquistou Lisboa (com muito chicken teriyaki)
Ver artigo

E este look é simbólico. Isto porque era quase uma ode aos artistas que sempre tiveram alguma influência no percurso de Rosalía. "Adorava o Camarón, mas também a Missy Elliot", apontou, acrescentando que o casaco que estava a usar pertencia à colaboração dessa mesma rapper com a Adidas. "Senti-me como um super-heroína ao usá-lo", frisou. Além disso, algumas das fotografias também mostram que a confiança da artista nem sempre esteve lá. "Tive bastante medo porque foi uma das primeiras vezes que cantei em público, por isso comecei a cantar de casaco”, revelou. Ou seja, o casaco era quase a sua armadura – fazia com que cantasse com uma postura tímida, de mãos nos bolsos, toldando-lhe o medo.

Agora, Rosalía não precisa de nenhuma dessas estratégias, já que tem cantado para milhares de pessoas – e dá tudo (e mais houvesse) no palco. Em março, lançou o seu mais recente disco, "Motomami", que serviu de mote para a sua digressão mundial homónima, que chegou ao fim a 18 de dezembro. E de uma coisa temos a certeza: foi a paixão que aquela menina de 13 anos sentia pela música que a trouxe até aqui.

Veja as fotografias da cantora.