Inari Pitanga, 16 anos, foi diagnosticada com linfoma de hodgkin. A jovem esteve esta sexta-feira, 19 de julho, no programa "Dois às 10", da TVI, onde falou sobre os primeiros sintomas e a forma como encara o cancro, sendo tão nova. "O cancro tirou-me a liberdade", começou por partilhar. Mas a sua atitude positiva tem-na ajudado a viver da forma mais feliz possível.

A adolescente contou que os primeiros sintomas foram o cansaço excessivo e episódios de febre, que depois evoluíram para um estado mais grave. "Comecei por ter anemia e as coisas foram-se agravando (...) fui encaminhada para o IPO, que era um mundo completamente desconhecido para mim".

Quando ainda não tinha o diagnóstico, Inari Pitanga questionou-se sobre o cancro. "Será que tenho cancro? Vou ficar boa? Foram as perguntas mais difíceis que eu fiz à minha mãe".

A mãe, que deixou o trabalho para se dedicar e ajudar a filha, refere que se eventualmente Inari morresse seria, também, o seu fim. "Cheguei a pensar se ela morresse, eu morria a seguir".

Rosinha revela que já lutou contra um cancro. “Fiz cinco anos de quimioterapia”
Rosinha revela que já lutou contra um cancro. “Fiz cinco anos de quimioterapia”
Ver artigo

Apesar de estar com um cancro no sistema linfático, Inari mostra-se positiva e esperançosa com o desejo de aproveitar a vida. "Foi tudo tão difícil até agora. A minha força é viver, ainda tenho tanto pela frente". "Se tenho a hipótese de lutar contra isto, tenho de ter força, porque tenho muita gente a apoiar-me e a ajudar-me, então tenho de ter força para ficar bem", acrescentou.

Quando questionada por Cláudio Ramos sobre a fase da adolescência, Inari refere que houve momentos em que ficou revoltada com o seu estado de saúde. "Houve momentos em que fiquei muito revoltada, e ainda fico, porque vejo os meus amigos a divertirem-se e eu não pude fazer isso, mexeu e ainda mexe muito comigo, porque eu sou uma adolescente, tenho 16 anos, quero viver, quero desfrutar das coisas".

Inari Pitanga tem vindo a compartilhar a sua história na rede social TikTok, sendo que, no vídeo em que explicou como soube que estava com a doença de foro oncológico, acumulou 1 milhão de visualizações, onde se leem vários comentários de apoio e de força. A jovem, em entrevista com o apresentador do programa, salienta que não queria deixar de partilhar o seu testemunho perante a fase que está a viver. "Estar doente, estar careca, não significa estar menos bonita, ter de desaparecer. Eu queria transmitir uma mensagem".

A mãe, Iara, sublinha a força, que não soube "de onde veio", no processo de mentalização da doença. "É uma força interior que as pessoas não sabem que têm, porque não vivem esta experiência. Nós só quando confrontados com determinadas coisas da vida é que percebemos que saem coisas dentro de nós que não sabíamos que existiam".

Depois da morte do irmão, menina de 14 anos luta contra cancro no pulmão. Família pede ajuda nas redes sociais
Depois da morte do irmão, menina de 14 anos luta contra cancro no pulmão. Família pede ajuda nas redes sociais
Ver artigo

"Ela sempre foi uma menina alegre, dinâmica, adora pessoas. Eu sabia que o mundo dela ia dar uma volta", descreveu a mãe. "Eu neste momento estou grata por estar viva e, aos poucos, puder conquistar as coisas outra vez e de ter pessoas ao meu lado. De estar aqui, de estar viva", explanou a jovem. "Que grande lição de vida", comentou Cláudio Ramos. "Ela é um exemplo", destaca Iara.

O apresentador, comovido com a história e com a mentalidade de Inari, pediu para que a jovem, daqui a um ano, voltasse ao programa. "No dia 19 de julho de 2025, que é daqui um ano, combinamos encontro aqui?". "Está fechadíssimo", afirmou.

"Tu és linda assim com o cabelo. Daqui a um ano vamos conversar para mostrar às pessoas de como é que se passa por tudo isto assim, aos 16 anos", rematou Cláudio Ramos.