Uma mulher com dois filhos partilhou anonimamente no Mumsnet, o maior fórum online para mães, que, apesar de os amar, está arrependida de ter sido mãe. Não acha a experiência gratificante e sente falta da sua vida antiga, partilhou o "Mirror".
Referindo-se aos filhos, a mulher contou que “os adora 80% do tempo, quando não há acessos de raiva”, que sente falta do seu “querido marido” e de como era a sua relação antes de ser mãe. “Sinto falta dos fins de semana preguiçosos, sem ter que me levantar, e das viagens que eu costumava fazer”, escreveu, acrescentando que sente falta “da liberdade e do luxo de não ter que pensar em todos os detalhes” e que preferia não ter tido filhos.
A mãe afirma não considerar a maternidade “particularmente gratificante, mesmo quando eles fazem algo incrível”, não sentindo “nenhuma alegria com isso”. A mulher, que viu no fórum Mumsnet um “espaço seguro” para expressar os seus sentimentos, dado não poder partilhá-los “na vida real”, disse não conseguir “evitar os sentimentos e a tristeza” que sente e que estaria “um pouco deprimida”. “Porque ninguém me disse para não os ter? Eu podia muito bem ter ouvido”, escreveu.
Muitos dos comentários foram solidários ao desabafo da mulher, afirmando que “esses sentimentos desaparecem com o tempo à medida que as coisas ficam mais fáceis” e que a mulher iria, gradualmente, esquecer-se de “como era a vida antes das crianças". Outras pessoas revelaram que sentiam o mesmo, assegurando a mulher de que “estava longe de estar sozinha”.
Por outro lado, alguns comentários foram mais duros. “Da maneira mais gentil possível... cresça. É óbvio que as crianças mudam as coisas. Ficamos tão habituados a fazer as coisas à nossa maneira que é um choque quando as crianças aparecem”, pode ler-se numa das reações.