Lembra-se do momento do filme "À Dúzia É Mais Barato" em que se inicia uma luta de comida entre os 12 filhos, apanhando os pais pelo meio? É mais ou menos isto que acontece sempre que deixa o seu bebé comer sozinho, não é? Mas não faz mal e até há benefícios nisso.

Ter de limpar a cozinha não é um deles, mas ao usar o método BLW está a incentivar o bebé a ganhar autonomia. Sim, vamos fazer uma paragem para decifrar esta sigla. BLW, ou Baby Led Weaning, consiste em dar oportunidade ao bebé de comer sozinho desde muito cedo, aprendendo assim a pegar nos alimentos, a mastigá-los e a ingerir ao seu ritmo (sem que os pais tenham a próxima colher de sopa pronta para dar à boca mal a comida seja engolida).

Tanto o BLW como alguns dos requisitos essenciais para o colocar em prática foram explicados no novo livro "Sem Dentes e aos Bocados", de Juan Llorca, em colaboração com Melisa Gómez. Juan é um chef especializado em alimentação infantil, e além de youtuber e impulsionador da primeira gama de catering de alimentação infantil sem alimentos processados, Roots, é defensor de uma alimentação 100% natural e estival.

crianças
créditos: divulgação

Essas características ligam-no a Melisa, especialista em nutrição clínica pediatra, e igualmente defensora de uma alimentação rica e saudável nas crianças.

Juntos criaram então um guia que ensina o que é o BLW e explica como o aplicar, respondendo a algumas dúvidas como as quantidades apropriadas a dar ou que alimentos evitar. O que mostram também é que não só é fácil deixar que com as mãos os bebés aprendam a descobrir sabores e texturas na medida certa — auto-regulando as suas necessidades —, como pode ser aplicado ao mesmo tempo que estes seguem uma alimentação vegetariana saudável.

Com um plano nutricional indicado, é pelas mãos que fontes de proteína como ovos, queijo, leguminosas ou frutos secos chegam à boca do bebé, garantindo o aporte de nutrientes necessário.

Mas e se um grão levar o bebé a engasgar-se quando está a comer sozinho?

“Bebé da Mamã”. Chegou a Alfragide um espaço tudo-em-um para as mulheres
“Bebé da Mamã”. Chegou a Alfragide um espaço tudo-em-um para as mulheres
Ver artigo

É aqui que entram as técnicas de segurança do BLW, como colocar o bebé numa posição correta enquanto come; mantê-lo sob vigilância, apesar de comer sozinho; e oferecer bocados de comida macios e grandes durante os primeiros meses.

Como cada alimento tem uma altura especifica para estar no prato dos bebés, pré-publicamos três receitas do livro "Sem Dentes e aos Bocados", todas vegetarianas, para que possa colocar em prática o BLW desde os 6 aos 12 meses.

O livro de 144 páginas tem um PVP de €17,95 e está à nas livrarias desde 18 de fevereiro.

Minitortilhas de batata e brócolos — BLW 6 meses

bebé
créditos: divulgação

Ingredientes:
100 gramas de batata
100 gramas de brócolos
2 ovos
Salsa fresca
Azeite virgem extra

Modo de preparação:
Numa caçarola coloque as batatas cortadas em gomos a cozer, ao mesmo tempo refogue os brócolos cortados em bocados pequenos numa frigideira em lume brando.
Uma vez prontas as batatas e os brócolos, esmague as batatas, adicione os brócolos, um fio de azeite, os ovos batidos e a salsa bem picada.
Misture tudo muito bem. Coloque uma frigideira ao lume com um fio de azeite e verta uma concha do preparado.
Quando a tortilha estiver dourada de um dos lados, vire-a para cozinhar do outro. Repita o processo até acabar o preparado.

Dicas:
Pode fazer várias tortilhas ao mesmo tempo se utilizar uma frigideira grande. Pode também trocar os brócolos por outros legumes.
Também pode substituir o ovo por farinha de grão, adicionando um pouco de água até obter uma massa.

Almôndegas de cenoura e amêndoa — BLW 9 meses

bebé
créditos: divulgação

Ingredientes:
¾ de chávena de cenoura ralada
¾ de chávena de farinha de amêndoa
Raspas de 1 limão
10 damascos
1 colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparação:
Coloque os ingredientes num robô de cozinha e deixe triturar até que se tornem em bocados e se misturem.
Retire a massa de dentro do robô, transfira-a para uma tigela, adicione um fio de óleo de coco e molde-a em forma de almôndegas.
Uma vez prontas, deixe-as repousar no frigorífico durante cerca de 30 minutos e está feito.

Panquecas de Favas — BLW 12 meses

crianças
créditos: divulgação

Ingredientes:
500 gramas de favas baby (congeladas ou frescas)
1⁄2 abacate
140 gramas de farinha de milho ou de grão
2 ovos
Azeite virgem extra
1 colher de sopa de água

Modo de preparação:
Coza as favas em água a ferver durante 3 minutos.
No robô de cozinha, coloque o abacate, a farinha, os ovos, as favas e o azeite. Triture e adicione água caso seja necessário para que o preparado fique com uma textura mais cremosa.
Numa frigideira com azeite, deite um pouco da massa e deixe dourar um dos lados em lume brando, até começar a formar bolhas. Depois, vire-a para que cozinhe do outro lado.

Dicas: 
Pode substituir os ovos por mais farinha de milho ou grão ou sementes de chia demolhadas.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.