Está mesmo a chegar o novo festival dedicado ao bem-estar e ao desenvolvimento pessoal. A primeira edição do Blissfest vai acontecer a 7 e a 8 de setembro no Sesimbra Natura Park e estará repleta de atividades ao ar livre.

Chegou o novo festival dedicado ao bem-estar e desenvolvimento pessoal (com Vera Kolodzig e Ana Galvão)
Chegou o novo festival dedicado ao bem-estar e desenvolvimento pessoal (com Vera Kolodzig e Ana Galvão)
Ver artigo

Fundado com o objetivo de proporcionar uma experiência enriquecedora e transformadora, este evento contará com nomes de referência na meditação, no ioga, na espiritualidade e na astrologia. Existirão palestras, workshops e experiências verdadeiramente arrebatadoras.

A MAGG falou com a responsável pela criação do Blissfest, Sofia Varatojo, na tentativa de saber mais sobre esta iniciativa na qual ainda pode participar. Entenda o que distingue este festival de tantos outros e de que forma poderá mudar a sua vida.

Como surgiu este novo festival?

O Blissfest é uma aposta de Sofia Varatojo, que preserva, desde que se lembra, uma grande conexão com o bem-estar a nível pessoal e profissional e que sonhou criar um festival que levasse à transformação e ao crescimento pessoal dos participantes.

"Cresci numa família muito ligada ao bem-estar. Sempre fui muito influenciada a conhecer práticas holísticas, uma alimentação mais saudável", começou por nos dizer Sofia Varatojo, que começou a desenvolver este novo festival Body, Mind & Soul há um ano.

"Os meus pais tinham o Instituto Macrobiótico de Portugal. No meu percurso profissional, acabei por trabalhar lá oito anos, e estive muito ligada à área dos eventos, o que sempre foi para mim uma paixão", conta-nos a responsável, que chegou a tirar um curso de animação sociocultural e um de marketing.

Com esta formação, e enquanto ainda estava no Instituto, começou a organizar, em 2017, o Festival Zimp, de saúde natural. "Depois veio a pandemia e parámos. Passámos a direção da empresa", adianta Sofia Varatojo, que quis reinventar o Zimp ao preencher a lacuna que identificou.

Procurou, então, "fazer uma mistura de várias dinâmicas" e criou o Blissfest. "Quero que, no final, as pessoas sintam que conseguiram mudar alguma coisa ou perspetiva e levem para a vida delas algo diferente e positivo, descubram algo sobre elas próprias que até então não sabiam e que isso espolete mudanças positivas e um impacto positivo", resume.

Qual é o programa?

"As atividades foram todas pensadas tendo por base estes três pilares: corpo, mente e espírito", adianta Sofia Varatojo, que desde logo quis que existisse "atividade física, dança ou ioga para haver movimento", bem como "palestras, espiritualidade e culinária".

O Blissfest terá então um espaço dedicado a refeições que nutrem o corpo e o espírito, um Art Market e um Therapy Garden, onde artistas, marcas conscientes e terapeutas partilharão as suas essências. Além disso, há um grande leque de palestrantes prontos para partilharem as suas vivências.

"Os oradores foram pensados para terem essa tal transformação nas pessoas. Conheço-os a todos. Fiz workshops, cursos ou retiros com muitos deles e senti na pele o impacto que tiveram na minha vida. São pessoas com experiência e conhecimento", esclarece Sofia Varatojo à MAGG.

O programa conta com profissionais com dezenas de anos de experiência nas suas áreas, como a professora de ioga Isa Guitana, o terapeuta transpessoal e astrólogo profissional Nuno Michaels e o dueto de músicos TikTek Ensemble, que promove um estado de êxtase e de meditação através da respiração, do movimento e do contacto.

A professora de ioga, movimento e breathwork Bárbara Luna, especializada em ioga pré-natal e ioga para crianças, também estará presente, assim como Kalid, especialista na catalisação de processos de transformação pessoal através de ferramentas como a meditação, a respiração, a bioenergética, o xamanismo, o sufismo, o sweat lodge, o firewalking e o vision quest.

Luís Martins Simões, dedicado ao coaching em liderança, comunicação, motivação e inteligência emocional para empresas multinacionais e locais integra o painel, assim como Vera Kolodzig, que terá conversas inspiradoras com Paulo Moreira e Eduardo Torgal para o seu podcast Kológica.

O Blissfest conta com embaixadoras como a animadora da rádio Renascença Ana Galvão, o ator Heitor Lourenço, a atriz Madalena Brandão e a apresentadora Isabel Silva. Sendo um festival para toda a família, os mais pequenos poderão entreter-se com atividades criadas especialmente para eles.

Como posso participar?

Os bilhetes para o Blissfest estão disponíveis no site oficial, havendo já modalidades esgotadas. Pode adquirir para apenas um dia ou para ambos os dias (7 e 8 de setembro). Existem ainda opções de bilhetes que incluem refeições. A entrada é gratuita até aos 5 anos. 

"Queria fazer em Lisboa ou perto de Lisboa. Vi alguns sítios que acabaram por não ter as condições de que necessitava. O ponto principal era ser na natureza. Tive um amigo que me falou do Sesimbra Natura Park. Fui visitar e foi amor à primeira vista. Tinha todas as condições de natureza e estrutura", revela Sofia Varatojo.

"Setembro é uma boa altura para renovar energias, porque é o pós-férias, o início de um novo ano letivo", acredita a responsável pelo Blissfest, que garante que "tem havido muita procura", especialmente por parte de mulheres entre os 35 e os 45 anos.

"Sendo a primeira edição, temos aberto portas a muita gente nova. Tem sido interessante perceber que há muita procura, parcerias que se querem associar ao festival, adesão e curiosidade", aponta Sofia Varatojo.

Pode saber mais sobre o Blissfest no site oficial e no Instagram do festival