A H&M continua a dar passos para uma produção cada vez mais sustentável. Depois de, em 2020, ter anunciado o lançamento do sistema de reciclagem "Looop" e de uma nova coleção pensada para combater o desperdício, a Conscious Exclusive AW20, a marca entra agora em 2021 com artigos de ganga sustentáveis. As novidades surgem em colaboração com uma das mais conhecidas marcas de ganga americanas, a Lee.
A ideia foi criar uma nova geração de ganga mais sustentável, sendo esta uma colaboração com novidades em todas as fases de design e produção. As calças são feitas com 100% algodão reciclado, dos quais 80% vêm de desperdício pós-industrial e 20% pós-consumidor. No que diz respeito às etiquetas, a pele foi substituída por cortiça e papel jacron.
Para além da coleção, que estará disponível no site da marca a partir de 28 de janeiro — e que inclui artigos para mulher, homem e criança — a H&M passa ainda a divulgar no site o impacto da água, CO2 e energia gasta em fazer cada peça de ganga, desde as matérias-primas até ao final da sua utilização. A nova coleção inclui também ganga sem ser de algodão, produzida em fibras sintéticas renováveis e com tinturaria que não desperdiça água.
“Olhámos para todos os detalhes e desafiámo-nos mutuamente de uma forma positiva” afirma, em comunicado, Jon Loman, designer na H&M.
“É fantástico ver que cada material é mais sustentável, do tecido às estampagens, lavagens e costuras. Foi divertido pegar nos designs icónicos da Lee e criar esta coleção de criança, repleta de otimismo,” acrescenta Sofia Löfstedt, Head of Kidswear design da H&M.
A nova coleção inclui casacos, calças, tops, saias, e muitos outros artigos.