A edição de fevereiro da revista Vogue é dedicada a Kamala Harris, ela que é não só a primeira mulher, como a primeira mulher negra e de ascendência indiana a assumir a vice-presidência dos Estados Unidos. Além da imagem da democrata e vice-presidente eleita, uma das duas fotografias divulgadas inclui a famosa expressão de Abraham Lincon: "By the people, for the people"  ("pelas pessoas, para as pessoas).

De casaco e calças ora pretas, ora azuis, com uns ténis Converse (escolhidos e propriedade da própria Kamala Harris), com os braços cruzados ou de mãos dadas, e com o sorriso que o mundo já lhe conhece, é a primeira vez que a vice-presidente eleita, que toma posse já a 20 de janeiro, é protagonista de uma revista de moda.

“A nossa abordagem para trabalhar com a vice-presidente eleita Harris e a sua equipa passava por capturá-la como líder e como pessoa, e como ela se sentisse mais confortável. Então, colaborámos com todas as suas decisões criativas, incluindo a de que ela vestiria e escolheria o seu estilo para a sessão", contou uma fonte da "Vogue" ao "New York Post". "A 'Vogue' seleccionou a imagem para a capa da revista física que captou melhor a sua personalidade e autenticidade."

Só que ao invés de produzir entusiasmo, a capa acabou por gerar uma onda de críticas — para surpresa de todos, até da própria equipa de produção.

Os utilizadores das redes sociais, acusaram a icónica revista de moda, não só de displicência em relação a esta capa, como ainda de aclarar o tom de pele da democrata e vice-presidente eleita nas duas fotografias que foram divulgadas no domingo, 10 de janeiro.

"Isto é uma piada ?! As Kardashians são mais respeitadas pela Anna Wintour e pelas capas da Vogue do que pelos VP eleitos! Que representação pobre de mulher negra no poder!", escreveu uma utilizadora.

Um dos que criticou as imagens captadas por Tyler Mitchell (o mesmo que fotografou Beyoncé em 2018) foi Wajahat Ali, escritor do jornal "New York Times": "A Anna Wintour não deve mesmo ter amigos e colegas negros. Faço fotografias da vice-presidente de borla usando o meu Samsung e estou 100% confiante que vão ficar melhor do que estas fotos de capa da Vogue."

Entretanto, o "New York Post" questionou a revista sobre se, de facto, tornaram a pele de Kamala Harris mais clara. A "Vogue" negou.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.