A mala mais cara do mundo disponível em loja é, atualmente, um modelo da Hermès, a Birkin Himalaya em pele de crocodilo e com detalhes em diamantes, que ultrapassa os 300 mil euros. Contudo, parece que a Rabanne é responsável por ter no seu repertório "a carteira mais cara do mundo" – isto porque é feita de ouro de 18 quilates.
O modelo em causa é a 1969 Golden Bag, que serve de homenagem ao emblemático vestido dourado de Paco Rabanne, criado para a cantora Françoise Hardy, em 1968. A criação foi apresentada na Semana da Moda de Paris, no fim de setembro, e faz parte da coleção de primavera/verão 2025 da insígnia.
Este acessório não só é opulento, como fruto de um trabalho meticuloso entre a Rabanne e o joalheiro francês Arthus Bertrand. Foi construída com recurso a 157 medalhões de ouro e pressupôs mais de 100 horas de trabalho artesanal – o que se assemelha ao vestido da cantora, composto por mil placas de ouro e 300 quilates de diamantes.
Quanto custa? Bem, essa é outra conversa. 250 mil euros, de acordo com a "L'Officiel", que confirma o título de carteira mais cara do mundo. No entanto, não deixa de ser discutível, uma vez que existe a Mouawad 1001 Nights Diamond Purse, da Mouwad, que vale mais de três milhões de euros, sendo feita com ouro de 18 quilates e mais de quatro mil diamantes.
Uma coisa é certa: é um statement e faz um figurão. Na passerelle, o diretor criativo da etiqueta, Julien Dossena, conjugou-a com um mini vestido decotado e cintilante, saltos metálicos pontiagudos e um colar com um pendente – um look que fundiu o glamour moderno com a elegância intemporal, uma mistura entre passado e futuro, que é tão característica da marca.