Com o Natal a aproximar-se, começam a surgir, um pouco por todo o Mundo, as decorações mais magníficas. Cada país tem as suas tradições, desde as árvores que erguem àquilo que servem (sendo que há até quem coma frango frito do KFC durante a ceia) e aos presépios que montam.

Enquanto aqui, em Portugal, estamos acostumados a definir por presépio um cenário que reflete o nascimento de Cristo, essa não é a realidade dos outros países. Não há cá José, Maria, reis magos, vacas, burros, ovelhas ou o menino Jesus nas palhas deitado. Em Cracóvia, cidade polaca, por exemplo, privilegiam edifícios grandiosos.

Vai ver estas fotos e vai querer marcar já viagem para ir aos mercados de Natal na Polónia
Vai ver estas fotos e vai querer marcar já viagem para ir aos mercados de Natal na Polónia
Ver artigo

São castelos ou catedrais coloridas, com cenários natalícios, do tamanho de uma casa de bonecas, feitas com materiais como papel de alumínio. Esta tradição de natalícia, intitulada Szopka, é considerada, desde 2018, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, distinção atribuída a expressões culturais e tradições antigas e preservadas.

Levada a cabo desde o século XIX, esta prática foi passando de geração em geração. Pode representar monumentos de Cracóvia ou até casas e eventos históricos. A cada ano é realizado um concurso para apresentar as novas criações, sendo que qualquer pessoa pode experimentar. Realizou-se, esta semana, a 80.ª edição do concurso.

Os participantes reúnem-se no monumento Adam Mickiewicz e aguardam até ao começo da procissão de presépios, que acontece na Praça do Mercado. De seguida, os presépios ficam expostos durante meses. Desta vez, poderá visitá-las de 5 de dezembro de 2022 a 27 de fevereiro de 2023, no Palácio Krzysztofory, onde está localizado o Museu Histórico de Cracóvia, que os abriga.

Com esta prática, pretendem celebrar o Natal, atrair turistas, mas também promover o seu significado e o conhecimento relacionado com a cidade, como a arquitetura e os costumes caraterísticos. O primeiro Concurso de Presépios de Cracóvia aconteceu em 1937, assim como está explícito no site do Museu.

Este ano, houve 142 presépios inscritos nas categorias sénior, juvenil, familiar, infantil individual e escolar. O júri já avaliou e anunciou os vencedores, sendo que os prémios serão concedidos no próximo dia 11, às 12 horas. E para o ano, se tudo correr bem, existirá outra edição.

Caso queira viajar até Cracóvia para conhecer estes presépios mágicos (e não só), pode fazê-lo por 128€ ida e volta, com a companhia aérea WizzAir, de 10 de dezembro (sábado) a 13, de acordo com a simulação que a MAGG realizou na plataforma Google Flights.

Veja algumas das criações natalícias

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.