Faltam pouco mais de 24 horas para o Natal e, nesta altura, já todos pensámos no que vamos pôr à mesa para receber a família — se bem que a escolha nunca é muito diferente da do ano anterior.

Este Raffaello come-se com uma colher e faz-se com apenas 4 ingredientes. Veja a receita
Este Raffaello come-se com uma colher e faz-se com apenas 4 ingredientes. Veja a receita
Ver artigo

Nesta época do ano, a mesa só fica completa com os doces que sempre nos habituámos a comer. Rabanadas, arroz doce ou aletria, bolo rei, broas, tronco de chocolate (...), podíamos ficar o dia todo a debitar opções.

Contudo, nos últimos anos, cresceu o número de portugueses que se preocupa em fazer escolhas alimentares mais equilibradas (o que não implica que deixe de comer aquilo de que mais gosta).

Às vezes, basta trocar a fritura por outra técnica e substituir as quantidades exageradas de açúcar por opções mais equilibradas para dar logo a volta a uma receita a nível nutricional.

Para que possa continuar a deliciar-se com estas sobremesas, mas de forma mais saudável, reunimos duas receitas que recriam as tradicionais rabanadas e a aletria. Ora veja.

Rabanadas no forno 

Rabanadas
Imagem ilustrativa créditos: Unsplash

Ingredientes:

— 1 pão fatiado (preferencialmente com 2 dias)
1 litro de leite ou bebida vegetal
— 
3 ovos
— 2 paus de canela
Mel (ou xarope de agave)
2 cascas de limão
Q.b. canela em pó 

Modo de preparação: 

Num recipiente, coloque o leite, os paus de canela e as cascas de limão. Adicione o pão fatiado, de modo a que fique coberto pelo menos cerca de 6h para obter uma melhor consistência. De seguida, demolhe o pão em leite morno, envolva e leve de imediato ao forno. O forno deve estar pré-aquecido a 200º C.

Depois, bata os ovos, adicione um pouco de agave e canela em pó (a gosto). Coloque papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno, passe o pão pelo ovo batido e coloque no tabuleiro. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire do forno, polvilhe com canela e agave (a gosto).

Esta receita é do blogue "A pitada do Pai".

Aletria

Iara Rodrigues
créditos: iararodriguesnutricao/Instagram

Ingredientes:

— 100g de Aletria Milaneza
— 1l de água
— 750ml de leite ou leite sem lactose ou bebida vegetal
— 3 gemas de ovo
— 3 colheres de sopa de amido de milho
— 4 colheres de sopa de açúcar de coco ou outro
— extrato de baunilha q.b.
— 1 casca de limão
— Sal (pitada)
— Canela a gosto

Modo de preparação:

Num tacho, coloque as gemas de ovo, o amido de milho, a casca do limão, o açúcar de coco, o extrato de baunilha a gosto e um pouco de leite ou bebida vegetal. Misture tudo para não criar grumos, fora do lume, e depois acrescente aos poucos, mexendo sempre o restante leite ou bebida vegetal.

Leve ao lume, vá mexendo e vigiando até engrossar. Noutro tacho, coloque a água temperada com sal (pouco) e quando estiver a ferver acrescente a Aletria. Cozinhe durante cerca de três minutos.

De seguida, escorra a aletria e adicione-a ao preparado anterior. Deixe cozinhar durante mais dois minutos envolvendo bem para apurar e ganhar sabor. Quando estiver no ponto, coloque o preparado numa travessa ou em taças individuais. Por fim, deixe arrefecer e sirva polvilhada com canela.

Esta receita é da nutricionista Iara Rodrigues. 

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.