Quantas vezes já deu por si a fazer referências a clássicos da sua infância e não obteve qualquer resposta dos seus colegas de trabalho, amigos ou até familiares? Pois, caso tenha nascido na década de 80 e queira fazer piadas com a inovação dos engenhos de "Os Jetsons", ou terminar uma uma conversa com a frase "pelos poderes de Greyskull", o mais provável é que todas as pessoas nascidas após a Expo'98 fiquem a olhar para si como uma ave rara — e nem vamos falar daqueles cujo ano de nascimento começa pelo algarismo dois.
Mas os anos 80 e 90 estão recheados de clássicos da animação. Numa época em que não havia canais Panda ou Baby Tv para ninguém, Netflix era uma miragem e até a SIC só chegou em 1992, a RTP teve a hegemonia dos desenhos animados durante vários anos.
Alguns clássicos conseguiram reinventar-se e existem até hoje, outros tiveram reinterpretações ao longo dos tempos, mas há aqueles que não passaram das duas ou três temporadas e foram repetidos até à exaustão. Mas, mesmo assim, continuamos a trautear as canções e até ficamos com uma lágrima no canto do olho quando conseguimos achar um velho clip no YouTube.
Entre na máquina do tempo, regresse à sua infância e tente acertar em, pelo menos, 15 destes desenhos animados. Acha que está pronto para o desafio?
Pequena nota à navegação: se nasceu no ano em que Britney Spears era uma jovem inocente a cantar "Baby One More Time", feche já este artigo.