"Todas nós temos aquele ex falhado sobre o qual queremos avisar as outras. E agora podemos fazer exatamente isso. Esta é a vossa base de dados de maus namorados, ou como gostamos de lhe chamar, a lista de maus namorados". É assim que se apresenta a plataforma Ex-Boyfriend List, criada recentemente nos Estados Unidos e que tem como missão levar a que as mulheres denunciem os homens que as trataram mal nas relações, contando todas as verdades sobre eles, e deixem essas histórias ao alcance de quem as quiser ler. No fundo, é uma espécie de Tripadvisor, mas dos antigos namorados.
As criadoras da plataforma dizem que o objetivo principal não é o de explorar a privacidade do ex-namorado, nem expô-lo em demasia, mas sim relatar episódios que possam servir como avisos sérios para outras mulheres, que se podem rever nas relações tóxicas ali evidenciadas. "Agora que saiu de uma relação tóxica vai, provavelmente, daqui a algum tempo, ver o seu ex na rua com outra rapariga de mão dada. E vai perguntar-se: será que a vai tratar como me tratou a mim? Irá ele esconder a verdadeira identidade atrás da fachada?". A solução poderá passar por expor tudo isso na plataforma, para que as mulheres fiquem alerta.
Há, no entanto, regras. É permitido partilhar o nome do ex, a cidade onde vive e o estado, e mais nada. Não se pode fazer o upload de imagens, partilhar números de telefone, links para as redes sociais, nada. Apenas o nome e a cidade. Não são também permitidas informações falsas (quem o fizer ficará com a conta bloqueada).
Com isto, acreditam as criadoras da plataforma, podem "salvar-se vidas"."Imagine que está a sair com alguém e começa a suspeitar de alguns comportamentos. Esta plataforma pode ser a resposta. Imagine que está a falar com um colega de trabalho e quer saber mais sobre ele. Pode pesquisar aqui e saber se ele consta da lista". "Através da nossa base de dados, pode pesquisá-lo e descobrir mais sobre ele. Se não encontrar nada, então você é uma das sortudas".
A plataforma está ainda apenas disponível nos Estados Unidos.