Há vários mitos e rumores de que água fria é extremamente benéfica para a saúde, mas que às vezes o calor também tem efeitos terapêuticos. Afinal qual é a opção melhor e mais saudável? Fomos saber com uma dermatologista.

Parece que, afinal, a razão está no meio das duas opções, explica Rita Travassos, dermatologista no Hospital CUF Descobertas. "A forma mais benéfica de tomar banho é com água tépida, pois é a melhor forma de não agredir a barreira cutânea, preservando a camada de sebo natural", explicou à MAGG. Os banhos de água quente são mesmo os mais prejudiciais, "pois removem esta barreira de 'óleos naturais' que protege o organismo, promovendo a desidratação da pele, especialmente em pessoas com doenças de pele, com a dermatite atópica." O banho de água quente também pode agravar a rosácea.

Deve tomar banho de manhã ou antes de dormir?
Deve tomar banho de manhã ou antes de dormir?
Ver artigo

Como dermatologista, Rita Travassos acredita que não há grandes benefícios no banho com água fria. "Quando procuramos na literatura científica argumentação para os banhos com água fria, geralmente está associada à atividade da medicina desportiva, especialmente usados no período de recuperação após exercício em ambiente quente", explica. Ou seja, o banho frio após o exercício promove a mais rápida redução da temperatura central, frequência cardíaca e níveis de cortisol, assim como promove a recuperação muscular e reduz a inflamação, com menor dor e desconforto no dia seguinte.

Mitos e teorias quanto aos banhos de água fria

Mas haverá outros benefícios? Lavar o cabelo com água fria deixa-o mais brilhante? Para a dermatologista isto não está provado que sim, nem que não. "Mas o lavar com água quente é mais prejudicial, como acontece com a pele, pois facilita a remoção da camada de óleos naturais (colesterol, ácidos gordos e ceramidas) ao nível do couro cabeludo e haste capilar."

Muita gente tem também a ideia de que tomar banho com água fria melhora a celulite, o que não tem grande fundamento científico. Rita Travassos diz que "a única alteração que pode promover é temporariamente na circulação local (especialmente se for em alternância com banho quente), mas não altera a gordura presente e a sua distribuição."

Não demore mais de dez minutos no duche (e outras 9 coisas a saber sobre tomar banho)
Não demore mais de dez minutos no duche (e outras 9 coisas a saber sobre tomar banho)
Ver artigo

Há também algumas teorias que associam os banhos de água fria a uma diminuição do risco de depressão, mas uma vez mais não existem provas concretas que relacionem as duas coisas. Rita Travassos diz à MAGG que há alguns artigos científicos sobre o assunto, "mas ainda pouco consistentes para se afirmar esta relação."

É frequente em alguns spas haver também a rotina de tomar banho de água quente e mudar para água fria. Será que isso ajuda? A dermatologista diz que não está provado o seu beneficio para a qualidade da pele ou cabelo, mas também nada sugere que seja prejudicial. "Se decidir tomar banho frio ou banho alternando frio e quente, deve ter alguns cuidados, nomeadamente: evitar fazer isso se esteve num ambiente frio antes do banho (pelo risco de hipotermia) e evitar banhos frios, ou banhos com variação de temperatura (com grandes amplitudes térmicas) em indivíduos com patologia cardiovascular."

Em geral, para a preservação da pele, os dermatologistas e a American Society of Dermatology (AAD) sugerem: banhos com água tépida com uma duração reduzida (cinco a dez minutos), utilizar produtos de lavagem de pH neutro e sem perfumes, secar a pele suavemente com a toalha e aplicar hidratante na pele após o banho.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.