Seja por razões ambientais ou higiénicas, o que é certo é que são cada vez mais mulheres a optarem por usar o copo menstrual, ao invés dos tradicionais pensos higiénicos e tampões.

A utilização diária durante o período menstrual pode exigir alguns dias de adaptação, mas o processo é simples: para ser trocado bastar esvaziar o copo, lavar com água e sabão ficando pronto para ser utilizado de novo. O copo reutilizável pode ser usado entre 6 a 12 horas, mas uma pessoa com um fluxo menstrual mais abundante terá de mudar com mais frequência.

Um estudo, publicado na revista The Lancet Public Health , analisou 40 estudos anteriores sobre o uso de copos menstruais entre 3.319 participantes e concluiram o que muitas mulheres já defendem. Os copos menstruais são realmente seguros, eficazes e mais baratos que outros produtos para o mesmo efeito, uma vez que são reutilizáveis, tornando-os também amigos do ambiente. É que, feitas as contas, uma mulher gasta em média 11 mil tampões ou pensos higiénicos ao longo da sua vida.

Os copos estão disponíveis em diferentes tamanhos, para serem adaptados à anatomia de cada mulher. No site oficial da Pegada Verde, encontra o “Copo Menstrual Lunette” reutilizável, que pode durar até 10 anos. Está disponível em dois tamanhos pelo preço de 29,90€.

Tendo em conta os estudos e testemunhos sobre o tema, reunimos seis vantagens para o uso do copo menstrual.

1. Mais barato

Alguns copos são feitos para uso a longo prazo — até anos — proporcionando uma economia significativa em relação a tampões e pensos higiénicos. Segundo um estudo divulgado pela Sic Mulher, que analisou tanto produtos de marca branca (a 0,06 cêntimos a unidade) como outros de uma das marcas mais vendidas (a 0,15 cêntimos a unidade), concluiu que uma mulher gasta entre 620 a 2250 euros em absorventes higiénicos ao longo da vida fértil.

2. Redução do odor

Não vai ter que se preocupar com o odor menstrual, já que o fluído não fica exposto ao ar, como acontece com pensos e tampões.

3. O pH vaginal e as bactérias benéficas não se alteram

Os tampões absorvem o corrimento vaginal juntamente com o sangue, o que pode perturbar o pH delicado e o equilíbrio bacteriano do órgão genital feminino.

4. Não precisa de trocar tantas vezes

Dependendo do fluxo, no caso dos tampões, é aconselhável mudar entre quatro a oito horas. Com o copo menstrual, pode estar até 12 horas sem qualquer risco.

5. É fácil de usar

Qualquer pessoa que tenha usado tampões, especialmente os que não têm aplicadores, não terão dificuldade em aprender como inserir um copo menstrual. Basta dobrá-lo ao ponto de parecer um tampão, apontar para a parte de trás da vagina e dar um pequeno empurrão. O copo foi feito para não o sentirmos, portanto é importante que o coloque corretamente de forma a não se sentir desconfortável.

6. Menos resíduos

Uma vez que são reutilizáveis, evitam também um desperdício desnecessário e são menos árvores sacrificadas para fazer as alternativas baseadas em papel e também em plástico. Mas é importante relembrar que ainda existem os copos descartáveis. Quando realizar a compra certifique-se que lê corretamente o rótulo, no caso de querer adquirir um copo reutilizável.