O País está a meio gás, mas a criatividade no mundo do digital está a 100%. O novo projeto Go Small or Stay Home é prova disso ao criar uma plataforma que consiste numa base de dados com os todos os pequenos negócios — desde mercearias, padarias, talhos, peixarias até às drogarias — mais perto de si.
Esta é uma forma de tirar algum peso dos supermercados e de apoiar aqueles que até hoje conseguiram manter as portas abertas, mas arriscam-se deixar a luta pelo caminho com o impacto que o COVID-19 está a criar na economia de Portugal e do mundo.
A plataforma foi pensada e criada em menos de 48 horas por Ana Fernandes Rodrigues, digital product designer, que mais do que conhecer o digital, conhece o que é sobreviver com os recursos de um pequeno negócio: "Venho de uma família de comerciantes e tenho sentido na pele o quão difícil esta conjuntura está a ser para pequenos negócios locais, com tendência a piorar", diz numa entrevista ao site "Imagens de Marca".
Foi no sentido de converter esta tendência que decidiu criar um espaço onde a comunidade pudesse partilhar entre si os negócios locais que conhecem nos seus bairros. E não se trata de um projeto que abrange só Lisboa.
Desde Braga, passando pelo Montijo e Linda-a-Velha, até Aljezur, a folha de cálculo disponível no site permite consultar todos os estabelecimentos abertos — indicando o tipo de loja, a cidade, a morada, uma sinalização a cores para indicar o tipo de preços e a disponibilidade de serviço de entrega — a que pode recorrer para fazer as compras e ao mesmo tempo dar uma mão a quem precisa de sobreviver nos próximos meses.
Pode ainda contribuir e ser o próprio a recomendar através do site Go Small or Stay Home as pequenas mercearias, drogarias e serviços que conhece para que outras pessoas também possam lá ir.