Portugal regista já 25.702 infetados e 1.074 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta terça-feira, 5 de maio. Estes números representam um aumento de cerca de 1% de infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais 11 do que as registadas ontem.

Portugal já está sob o estado de calamidade, depois de serem levantadas algumas das restrições que foram aplicadas durante o estado de emergência. Uma das novas medidas é que quem usa transportes públicos tem de usar obrigatoriamente máscara, o que já resultou em cerca de 460 pessoas impedidas de usar transportes públicos por não estarem protegidas com máscara no primeiro dia da medida em vigor, 4 de maio.

As autoridades tiveram de impedir a circulação destas pessoas, que de acordo com o porta-voz da Guarda Nacional Republicana, Hélder Barros, tinham “um desconhecimento enorme” quando à obrigatoriedade, de acordo com a informação transmitida à agência Lusa, citada pela RTP.

Fora do campo das restrições, estão as recuperações, como é o caso de um homem de 94 anos, ex-veterano de guerra britânico, que foi afetado pela COVID-19. De acordo com o jornal "The Sun", apesar de o idoso ter recusado ir para o hospital, acabou por recuperar a tempo de completar 95 anos.