Sílvia e Dany (nascido em França) Oliveira, de 33 e 32 anos, respetivamente, traçaram um objetivo que pretendem levar até ao fim: ficarem mais saudáveis para o dia do casamento. Conheceram-se em 2009 e começaram a namorar oficialmente em maio de 2010, no Enterro da Gata (cerimónia equivalente à Queima das Fitas), em Braga. Estiveram sete anos juntos, e, entre amores e desamores, acabaram em 2017 devido às viagens de trabalho de Dany. “Foi muito difícil para nós e acabámos por nos separar”, disse Dany, em entrevista à MAGG. “Terminámos a relação mas não acabámos com a nossa amizade”, acrescentou Sílvia.
No entanto, em dezembro de 2021 reencontraram-se no casamento de um primo de Dany com uma das melhores amigas de Sílvia e estão juntos desde então. "Aí deu outra vez o clique”, conta Dany. A morar juntos desde abril de 2023, o grande passo seguinte na relação é aquele com qual muitos casais sonham: o casamento.
E não, o pedido não foi com um anel na sobremesa de um restaurante chique nem na praia ao pôr do sol. Foi no meio de Braga, com câmaras a gravar e uma serenata e músicas de tuna lá pelo meio. “Foi uma loucura”, explicou Dany. “Era aquele momento em que eu tinha de elevar a fasquia, e começou naqueles jantares de amigos onde eu disse que tínhamos de organizar algo em grande e giro, giro para a Sílvia”, continuou.
No entanto, ao longo destes anos, o casal sempre teve um inimigo em comum: a balança. “Nós sempre gostámos muito de treinar, mas isso não chegava para aquilo que gostávamos de comer”, disseram. “Sempre tivemos alguns problemas de peso. Desde que nos conhecemos que gostamos muito de comer e vamos ganhando e perdendo peso aqui e ali, ficamos nesta corda bamba”. Assim, Sílvia e Dany juntaram o útil ao agradável: aproveitaram o pedido de casamento para mudarem as suas vidas, e juntos começaram numa jornada de perda de peso para o grande dia.
Da vontade pessoal para o projeto no Instagram
Com o nome de “Fit To Marry” (numa tradução livre, significa estar apto para casar e é também um trocadilho com a palavra fit, em forma), Sílvia e Dany começaram a treinar juntos ainda antes do ano acabar, e já perderam 10 quilos no total. “Percebemos que o casamento vai ser um momento tão especial que nós pensámos que sim, queríamos estar bonitos e elegantes, mas sobretudo com saúde”, explicou Dany.
Na altura, o personal trainer do casal aconselhou-os a tirar uma fotografia no início e no final da jornada, mas Sílvia perguntou-se a si mesma: “E o durante?”. Foi assim que nasceu a página do Instagram Fit to Marry, e o casal publica todos os dias os treinos que faz, os cuidados na alimentação que começou a ter e alguns conselhos para quem também se quer aventurar nesta jornada.
“Em termos de saúde, sem dúvida que está a ser muito bom. Está a dar-nos muito foco, a exigir que sejamos organizados”, começou por dizer Dany, quando perguntado como está a correr esta caminhada. “Com o Fit to Marry temos muitos projetos a acontecer, e o facto de estarmos a treinar juntos dá-nos mais energia”, acrescentou. “Estamos a tentar criar hábitos que nos estão a aproximar ainda mais, estamos com um foco muito grande e a criar coisas para o nosso futuro”, disse Sílvia.
No entanto, a pergunta que fica é: o que é que efetivamente mudou no dia a dia deste casal? Dany respondeu logo: a organização. “A Sílvia trabalha nos Recursos Humanos do grupo Jerónimo Martins e tem de ir muitas vezes fazer negócios pelo País inteiro, e é muito exigente para ela, chega a ficar dois, três dias fora”, disse. “Eu trabalho a partir de casa [na comunicação do Banco Mundial], portanto tenho mais flexibilidade, e teve de existir aqui um ajuste nas nossas agendas para conseguirmos treinar juntos”, acrescentou.
Agora, os domingos à noite de Sílvia e Dany são utilizados para organizar a semana, desde compromissos do casamento até à página de Instagram. Ainda assim, o casal foi mais longe e começou a definir objetivos mensais, para se sentirem sempre no caminho certo. “Em janeiro tivemos o objetivo de fazer pelo menos 18 treinos, e em fevereiro colocámos que temos de ir dormir todos os dias até às 23h30 e temos de jantar sempre antes das oito da noite”. Estas metas ajudam o casal a manter-se na linha, trabalhando sempre para o mesmo objetivo.
O que também mudou na rotina do casal foi a alimentação. “Deixámos de ir às compras sem lista, não existem exageros em casa. O que compramos também é diferente, claro que não pode faltar o queijo, mas temos sempre fruta e legumes, e todas as semanas fazemos sopa”, disse Sílvia.
Uma dica do casal para enganar o estômago é fazer pizzas saudáveis com bases de wrap. “A base é um wrap integral e por cima mete-se tomate, espinafres, queijo e ovo, para ter proteína. É uma alternativa mais saudável”, explicou Sílvia. Dany também acrescentou que fazer jejum intermitente alguns dias da semana ajuda, e a aposta nos ovos, iogurtes e azeite é melhor do que a ingestão de hidratos de carbono, pão e massas.
No entanto, nem tudo é um mar de rosas. Esta mudança alimentar ainda é muito recente para o casal, o que está a fazer com que seja um pouco difícil de se habituarem, mas não impossível. Além disso, Sílvia também diz que a falta de sono de qualidade está a ser uma grande dificuldade. “Dormir é fundamental, e a recuperação também. Nós temos dias muito longos às vezes, e por isso é que também criámos o objetivo das 23h30, mas às vezes não acontece porque temos uma panóplia de coisas para fazer e existe esta dificuldade de dormir o quanto precisamos”.
Neste momento, aquilo que mais tem ajudado o casal a atingir este objetivo do Fit To Marry é ter um personal trainer ao lado deles. “É um bónus, o facto de sabermos que só temos de aparecer e equipar para um treino já definido remove um pouco do peso”, explicou Dany. O facto de também existir um compromisso entre o casal também é uma grande ajuda.
“Este compromisso um com o outro também é importante. Antes cada um tinha a sua agenda e agora pensamos que se um falha o outro também vai falhar, e isto ajuda-nos a mantermo-nos focados, a começar no dia do casamento e a continuar para o resto das nossas vidas”, acrescentou Sílvia.
Três conselhos práticos para quem quer começar esta jornada
- Ter uma meta. “Ter um objetivo, algo a que estás a tentar chegar, ajuda, quase um momento. Para nós é o casamento. Sabemos que este acontecimento é daqui a nove meses, e ter essa visão ajuda, algo mais realista”, diz Dany.
- Ser consciente. “Com esta visão, com este objetivo, é importante que tenhamos a consciência de que o percurso que estamos a tomar leva tempo. Se estamos 20 anos a comer bolachas não é em dois dias que tudo vai mudar, portanto temos de estar conscientes de que as coisas demoram o seu tempo”, explica Sílvia.
- Estarmos rodeados de alguém que tenha objetivos parecidos. “Acho que sozinho é mais difícil. Fazer isto ao lado da mulher da minha vida tem sido uma motivação incrível, por isso, se for possível fazer com alguém, mesmo pessoas do ginásio, um colega, noivo, um personal trainer, a mãe ou um sobrinho, é melhor”, rematou Dany.