Algo que é comum a todos os pais é a falta de tempo. Ao levar e ir buscar os miúdos à escola, trabalhar durante o dia, tratar de refeições e fazer de motorista entre as mais variadas atividades extracurriculares, o tempo para si próprios começa a deixar de existir, e os seus passatempos deixam de fazer parte da rotina. Com isto, vem a falta de energia, os quilinhos a mais e a falta de qualquer atividade física. 

Mas é isto que André Ferreira quer combater. Com o seu novo programa Super-Pais, o personal trainer pretende facilitar a vida de todos aqueles que se sentem encurralados por uma rotina infantil, não tendo tempo para investir na sua saúde. “Eu, sendo pai, percebi que há um grande número de pessoas que têm muita dificuldade em treinar e conseguir ter hábitos e rotinas saudáveis, derivado principalmente à falta de tempo”, começou por explicar André Ferreira à MAGG. 

75 Hard Challenge. Novo método de treino é nova tendência do TikTok e os resultados são incríveis
75 Hard Challenge. Novo método de treino é nova tendência do TikTok e os resultados são incríveis
Ver artigo

Assim, com a sua formação na área, desenvolveu um programa de treino personalizado que conta com três grandes pilares, todos eles interligados para que seja possível alcançar um estilo de vida mais saudável: treinos curtos, dieta flexível e acompanhamento exclusivo. “Eu utilizo treinos de 20 a 30 minutos, dependendo das disponibilidades de cada pessoa e se treinam em casa ou no ginásio, faço um acompanhamento nutricional flexível, sem cortes e com muita abertura, e preocupo-me em fazer um acompanhamento de alto valor e proximidade”, confessou. 

“Portanto, o que eu promovo muito com os meus alunos é que, se cumprirem 75% daquilo que lá está escrito, vão conseguir ter as validades que querem ter. Faço chamadas com bastante frequência com os meus alunos, mando feedbacks semanais através de vídeo, falo e analiso tudo aquilo que aconteceu, o nível de cargas que utilizaram, se os estudantes podem melhorar, tudo. Tudo isto vai dando sempre aqui a possibilidade de fazer um acompanhamento que, realmente, promove a proximidade”, continuou André Ferreira.

Assim, o acompanhamento começa efetivamente com o “Programa Super-Pais”, cuja duração é de três meses. Aqui, o personal trainer e o aluno definem objetivos realísticos consoante as suas rotinas de exercício e alimentação, tendo sempre em consideração a falta de tempo e os melhores meios a utilizar. “Numa fase inicial eu vou sempre um bocadinho de acordo com aquilo que a pessoa sente que é o melhor, depois faço a sugestão do ginásio, porque treinar no ginásio acaba por ser melhor, mas é preciso que haja tempo”, explicou.

“No entanto, o treino em casa também funciona perfeitamente, só é preciso algum material básico como um par de halteres daqueles montáveis”, acrescentou ainda André Ferreira. Quanto aos treinos, estes têm como grande foco a força, uma vez que é o melhor treino a fazer quando se quer perder massa gorda e ganhar massa muscular. “Grande percentagem de tempo do treino é de força, e depois normalmente juntamos algum treino HIIT, cardio, ou fazemos aqui um acúmulo de passos semanal”.

O objetivo do personal trainer é tentar sempre encaixar nem que seja o mínimo de treino possível na rotina das pessoas, tendo sempre por base a ideia dos cinco minutos. “Se não há tempo para fazer mais do que isso, comecem por fazer 5 minutos de treino. Fazem um dia e no outro dia descansam e começam a acrescentar, quando começamos a perceber que é possível encaixar estes treinos no nosso dia a dia, vamos começar a acrescentar. Porque independentemente das vidas agitadas que alguém possa ter, toda a gente tem pelo menos 60 minutos por semana para treinar”, explicou, acrescentando que, por exemplo, o fim de semana é a altura ideal para completar os passos da semana enquanto dá umas voltas no parque com a família.

Quanto à dieta, quando André Ferreira diz sem restrições, é mesmo sem restrições. “A nível da alimentação, o que eu faço é perguntar à pessoa tudo aquilo que ela come durante o dia, e vou fazer um ajuste dentro daquilo que ela já come. Faço um ajuste para que atinja o nível de proteína correto, para que tenha o número de calorias que precisa, para que, efetivamente, consiga atingir objetivos reais”, disse. “Eu não restrinjo saídas, por exemplo, até porque eu também acredito que a parte social é muito importante, principalmente para nós pais que temos uma vida bastante ocupada”.

Com isto, André Ferreira não corta cervejas, doces ou festas de aniversário, tentando sempre perceber como é que se pode depois colmatar estas calorias mais rebeldes. Um exemplo prático que o personal trainer deu foi o de um aluno que gosta de sair com os amigos ao fim de semana para beber cervejas, e a contrapartida é simples: por cada cerveja, o aluno tinha de beber um copo de água. “Estar com os nossos amigos e estarmos à vontade com os nossos amigos é importante, percebendo sempre que há esforços que têm de se fazer”, disse.

No entanto, nem tudo são resultados físicos. Apesar da alegria que André Ferreira sente ao ver os seus alunos a cumprir os seus objetivos, aquilo que lhe dá mais prazer é perceber que todos eles já se sentem novamente capazes para brincar com os pequenos em casa. “Acima de tudo, o feedback que eu recebo tem que ver com a energia que agora têm no dia-a-dia, com a disposição que têm para brincar com os filhos. Porque também é muito por aqui que eu acho que é importante nós fazermos este processo, a energia que nós temos para estar com eles durante o dia. Acaba por ser bastante gratificante”, rematou. 

Para contactar André Ferreira, basta passar pelas redes sociais do personal trainer e enviar uma mensagem, para que se perceba se a ajuda de André é efetivamente a precisa. Depois, é só aventurar-se neste mundo que é o desporto, ao mesmo tempo que arranja mais energia e tempo para os mais pequenos.