Abby, 20 anos, foi diagnosticada com “pulmão de pipoca” depois de ficar tão viciada em fumar vape que chegou a fumar um descartável por dia, o equivalente a 140 cigarros por semana, podendo ficar dependente de uma máquina de oxigénio aos 30 anos.
A jovem natural de Milton Keynes, Buckinghamshire, Reino Unido, que admitiu já ter adormecido com o vape na mão, viu um problema de tosse prolongada desenvolver-se progressivamente, até que, em janeiro de 2023, deixou de conseguir respirar normalmente, tendo-se deslocado com urgência ao Hospital da Universidade Milton Keynes.
“Estava deitada no centro de atendimento em pânico e a chorar, porque não conseguia recuperar o fôlego. Não conseguia andar e a minha tosse era horrível", contou Abby. "Chamaram uma ambulância e levaram-me direta para a reanimação, porque não conseguiam controlar a minha respiração", continuou, referindo que este episódio foi “realmente assustador”, revela o "LADbible".
Já na reanimação, Abby recebeu oxigénio, fez raios-X e tomou medicação, levando ao diagnóstico de bronquiolite obliterante, também conhecido como “pulmão de pipoca”, que causa inflamação nas vias aéreas e afeta a capacidade de respirar adequadamente.
Os médicos avisaram a jovem de 20 anos de que se esta não deixasse este vício na próxima década, provavelmente aos 30 anos de idade estaria dependente de uma máquina de oxigénio para a ajudar a respirar. Abby levou este aviso como uma “chamada de atenção” e pretende influenciar quem fuma vape a deixar ou a reduzir o seu consumo.
“Peço às pessoas que deitem fora os seus vapes. Sei que muitas pessoas os usam para aliviar o stresse, porque sentem uma descarga de nicotina, e tudo bem, mas apenas reduzam o quanto os usam”, aconselhou Abby que, apesar de se sentir muito melhor atualmente, toma oito esteróides todas as manhãs até ter a próxima consulta.
Abby partilhou a sua história na sua conta de TikTok e o seu vídeo já conta com quase 91 mil visualizações. "Não vale a pena", alerta os seguidores.