Na nossa mente, os personal trainers são heróis imunes à dor e ao sono de acordar quando o sol ainda nem nasceu. No entanto, às vezes nem eles sabem onde vão buscar a motivação para acordar cedo e treinar.

"A melhor forma de acordar é... hmm acho que ainda não achei. Sinceramente acordar cedo é sempre difícil e por isso mesmo deve ser algo valioso. Não pensar, nem sequer colocar a hipótese de nos deixarmos ficar no 'relax'. É ter a certeza que tomámos a decisão acertada. Porque o dia não passa de uma acumulação de ações e é isso que nos preenche. O melhor que posso motivar é mesmo fazer-te imaginar o pior que seria o teu dia sem começar com uma vitória. Faz e pronto", diz à MAGG o capitão Bruno Salgueiro, personal trainer e autor da página "Dicas do Salgueiro".

O mesmo acontece com o personal trainer Nilton Bala que nos revela por vezes também sentir preguiça, mas é nesses momentos que pensa "o corpo que tenho não se conquista na cama" e deixa até uma proposta: "Desafio todas as pessoas a acordarem cedo para treinar pelo menos uma vez na vida e digam-me como se sentem e como correu o vosso dia comparativamente aos restantes dias que acordam mais tarde. Fico à espera das vossas mensagens!", diz o capitão.

Agora já pode treinar em casa com o PT das celebridades
Agora já pode treinar em casa com o PT das celebridades
Ver artigo

Mas porquê falar em capitães e, acima de tudo, em acordar cedo? É que a marca YoPRO, em parceria com a ComON, acaba de lançar uma aplicação, a 6AM Club, que promete, durante um mês, desafiar o corpo no seu todo — motivação, resistência ao esforço e o lado competitivo — três vezes por semana (segundas, quartas e sextas). 

A competição está relacionada com o facto de os treinos estarem divididos em equipas — escolhidas por cada atleta no momento do registo, momento em podem começar a somar pontos por cada treino cumprido — lideradas pelos capitães e personal trainers Nilton Bala (bravers), Inês Abrantes (mighties) e Bruno Salgueiro (thunders).

Como é que tudo funciona?

Às 6h da manhã o alarme toca para despertar e preparar-se em 30 minutos para um treino intensivo. Depois, a app não fica arrumada, porque aqui pode ter acesso a dicas de alimentação saudável e curiosidades sobre exercício físico (já a pensar no treino seguinte) ao longo do dia.

"O objetivo maior é pôr a população a mexer-se, seja qual for o seu motivo", refere a ComON, agência que desenvolveu a APP, à MAGG. E entre os motivos podem estar coisas tão simples como os prémios finais (e não estamos a falar apenas nos resultados da balança ou ao espelho quando vir os abdominais a aparecer).

Referimo-nos a packs YoPRO, sapatilhas de treino da Reebok e até uma anuidade numa box de crossfit. Mas, tal como no Natal, também aqui só recebe presentes se mostrar que se portou bem nos treinos e contribuir para a assiduidade das equipas.

Incentivos não faltam, mas há uma questão que continua a pairar no ar. Porque raio marcar os treinos às 6h? "Para os grandes amantes do desporto, mas com uma vida familiar e profissional muito ativa, treinar às 6 da manhã é por vezes a única opção. O 6AM Club vem trabalhar esta união e este espírito desportivo em conjunto", esclarece a ComON.

A quarentena foi a primeira prova de treinos em casa. Esta é a segunda

Quem estava habituado à sua rotina de ginásio antes de quarentena, ao ser confrontado com treinos em casa receou pelos músculos que até ali tinham vindo a tonificar-se. Contudo, esse período provou que os treinos caseiros podem mesmo ter resultados.

"Muitos habituam-se a máquinas e barras e deixam de treinar coisas tão simples como uma flexão ou uma prancha de abdominais. Se eu não dominar exercícios de peso corporal é uma perda muito grande no meu 'fitness' e não resolvo isso a meter mais peso numa máquina", explica Bruno Salgueiro. Coisas como elevações, agachamentos com salto ou fundos nas cadeiras são, defende o personal trainer, "pedras basilares do treino", e nas dores musculares que vai sentir no dia seguinte.

E não é preciso ser uma celebridade para conseguir seguir tudo à risca. Muitas vezes temos a ideia de que os famosos têm uma forma física sempre impecável, mas Nilton Bala, habituado a treinar personalidades como Sara Sampaio e José Fidalgo, desmitifica esta ideia.

"As celebridades são pessoas como as outras, apenas o seu trabalho carece de um cuidado extra com a sua apresentação e aspeto físico, por isso dedicam-se aos treinos e aliam-se a uma alimentação saudável e os resultados são visíveis. Se tu criares uma rotina e mantiveres-te focado os teus objetivos vão concretizar-se", diz. Depois disto, é difícil não ficar motivado para treinar mal o despertador toque às 6h.

O 6AM Club já está disponível na Play Store a na App Store.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.