Os amantes de tecnologia já sabem que, assim que o verão acaba, há novidades da Apple. É sempre por esta altura que a gigante tecnológica faz um evento em que revela as grandes novidades que se avizinham – este ano, o Apple Event está marcado para segunda-feira, 9 de setembro, pelas 18 horas portuguesas (10 horas na Califórnia, Estados Unidos).
Mas, afinal, o que é que se pode esperar deste evento? Bem, sabe-se que serão ser apresentados os novos iPhone 16, os Apple Watch Series 10 e duas novas versões dos populares AirPods. E porque os smartphones são os gadgets que mais burburinho causam, eis tudo o que precisa de saber sobre os modelos mais fresquinhos.
A Apple deverá apresentar quatro novos modelos: o iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max. Em termos de design, esperam-se duas grandes novidades: uma diferença no tamanho do ecrã, bem como a reorganização das câmaras. Trocado por miúdos, as câmaras deverão voltar a ser alinhadas verticalmente, como acontecia na geração do iPhone 11.
No que aos tamanhos diz respeito, estes vão aumentar. Os modelos menores passam a ter 6,3 polegadas, em vez das habituais 6,1. Já os modelos Max sobem de 6,7 polegadas para 6,9. Sim, é um aumento em menos de 5%, mas existe ainda a particularidade de que as bordas serão um terço mais finas do que o modelo em vigor, o que dá uma ilusão de um ecrã ainda mais amplo, diz o "O Globo".
Como sempre, as câmaras também serão atualizadas no que toca à resolução. A câmara ultra grande angular passa de 12 megapíxeis para 48, o que significa que estará ao mesmo nível da câmara principal do iPhone 15 Pro. A par disto, o iPhone 16 Pro também vai contar com a opção de zoom óptico em cinco vezes na teleobjetiva, em vez de das habituais três, o que o coloca no mesmo patamar que a versão Max.
O Botão Ação, uma novidade implementada nos modelos 15 Pro, passa a estar disponível em toda a linha da nova geração, diz o MacRumors. Mas esta não é a única novidade: os iPhones deverão contar com um botão obturador, como se se tratassem de uma câmara digital, que faz com que seja possível focar, tirar fotografias e filmar vídeos de forma mais prática e profissional, acrescenta o "Mashable".
Os novos modelos da Apple também deverão incorporar as novidades apresentadas na conferência de programadores, que aconteceu junho, com destaque para a Inteligência Apple. Trata-se de um conjunto de funcionalidades que transportam a marca para a era da Inteligência Artificial, que fica patente, por exemplo, com a integração da tecnologia do ChatGPT no sistema iOS e na Siri. Contudo, a Inteligência Apple não será lançada no iOS 18, mas na versão 18.1, prevista para outubro.
Por fim, há fontes que sugerem que os novos modelos terão uma bateria redesenhada, facilitando a remoção para reparação ou substituição, além de uma durabilidade melhorada. As baterias deverão passar a ser revestidas em aço inoxidável, aumentando a densidade entre 5% e 10%, o que beneficiará o uso de funcionalidades mais exigentes – como é o caso, precisamente, da Inteligência Artificial, diz o Tom's Guide.
Mas há mais novidades
Alguns rumores dizem que a Apple também está a preparar-se para atualizar o Watch SE, algo que não acontece desde 2022. O objetivo deverá ser substituir a moldura de alumínio por uma de plástico rígido – isto significa que poderá haver uma otimização do preço do smartwatch de gama de entrada da marca, que atualmente custa 289€.
Espera-se que, no evento, a Apple também apresente novas versões dos auriculares AirPods. Estão em causa duas opções: uma de entrada de gama, que poderá não contar com carregamento wireless, e uma outra de gama média, que já se mune da função de cancelamento de ruído. Segundo o Engadget, ambas devem adotar o formato USB-C.
Em relação aos computadores, a gigante tecnológica também está em processo de fazer com que toda a sua linha de Macbooks passe a integrar os chips M4, começando com o MacBook Pro, Mac mini e iMac. No entanto, quaisquer upgrades destes dispositivos provavelmente virão num lançamento posterior ao do evento deste mês.