Basta fazer um scroll rápido no Instagram ou no TikTok para encontrar publicações sobre a nova série do momento. Falamos de "Um Dia", que chegou à Netflix a 8 de fevereiro, e que tomou de assalto o top de preferências. Atualmente, está em primeiro lugar no top 10 das séries mais vistas em Portugal na plataforma de streaming e é também um sucesso junto da crítica, com a soma dos 14 episódios a ter uma pontuação de 91% no Rotten Tomatoes.

O que é que une Guy Ritchie a "The White Lotus"? A nova série "The Gentlemen". Saiba porquê
O que é que une Guy Ritchie a "The White Lotus"? A nova série "The Gentlemen". Saiba porquê
Ver artigo

Mas, afinal, o que explica o sucesso? Bom, há vários fatores a contribuir para isso, sendo que já existia uma base de fãs que se rendeu ao livro original de David Nicholls, lançado em 2009, e também à adaptação cinematográfica de 2011. Claro que ajuda o enredo girar à volta do amor, encontros e desencontros, e que sejam várias as pessoas que se consigam identificar com um ponto ou outro, com a história de Em e Dex a atravessar várias fases da vida.

Isto porque descobrimos os protagonistas no dia 15 de julho de 1988, após Emma e Dexter se terem conhecido na festa de formatura após concluirem a universidade em Edimburgo, Escócia. Após uma atração inicial, e de (quase) passarem uma noite juntos, a série (ou o livro ou o filme), mostram-nos as mesmas personagens sempre no dia 15 de julho durante 20 anos.

Se ainda não ficou convencido, damos-lhe três motivos para se render à minissérie do momento.

1) Episódios curtos

Somos fãs de episódios de séries com cerca de meia hora de duração. Os 30 minutos são aquele equilíbrio perfeito que nos permite absorver a história, mas não demasiado longo que nos aborreça ou impossível de aguentar até ao fim sem adormecer depois de um dia de trabalho.

Todos os 14 episódios têm cerca de 30 minutos de duração.

2) A química de Em e Dex

Vamos assumir desde já que somos fãs da adaptação para o cinema de 2011, e não foi fácil esquecer Anne Hathaway e Jim Sturgess. Mas passada a estranheza inicial, Ambika Mod e Leo Woodall conseguem conquistar-nos rapidamente. Os dois atores têm uma química fofinha, e logo no primeiro episódio, que atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquele desconforto agradável que caracteriza a primeira noite.

Uma nota especial para Leo Woodall, que tal como Jim Sturgess no filme, nos leva do amor ao ódio a retratar fielmente a luta interior da sua personagem que o faz tornar-se num homem arrogante e miserável, que o afasta de Emma.

(alerta, spoiler) Só temos pena que na cena da discussão de ambos após um autêntico jantar dos infernos, a série tenha optado por deixar de fora uma das mais épicas falas do filme de Em para Dex: "Amo-te, Dex, muito. Mas já não gosto de ti."

3) Quando a série acabar, tem como manter os protagonistas na sua vida

Se já leu o livro ou viu o filme, nada feito, e terá mesmo de lidar com a ausência de Em e Dex — isto porque trata-se de uma minissérie e a história original não permite uma segunda temporada.

One Day
Os protagonistas com o livro original. créditos: Instagram

No entanto, caso só tenha visto a série, pode voltar a explorar "Um Dia" no livro de David Nicholls, editado pela Editorial Presença em Portugal, e que está à venda na Wook por 21,90€. Infelizmente, o filme não está disponível em streaming em Portugal.