O regresso do programa "5 Para a Meia Noite" está marcado para quinta-feira, 15 de outubro, desta vez com Inês Lopes Gonçalves enquanto apresentadora, e já sabemos exatamente quem vão ser os entrevistados na emissão da estreia. O anúncio foi feito esta terça-feira, 13 de outubro, pela RTP num comunicado enviado às redações.
No sofá daquele que é considerado pelo canal como o "talk-show mais irreverente da televisão", vão sentar-se o professor António Costa Silva, autor do Plano de Recuperação Económica de Portugal, assim como o humorista Salvador Martinha e o músico e compositor Samuel Úria — marcando assim o regresso das atuações ao vivo e em estúdio, como já se tornou apanágio do programa.
Mas a estas três figuras juntar-se-ão também Beatriz Gosta, que aproveitará a emissão para fazer uma "revelação surpreendente", e o humorista Carlos Pereira que se estreia no formato enquanto um dos próximos rostos do "5 Para a Meia Noite".
A emissão do primeiro episódio da nova temporada do programa arranca às 22h30 na RTP1. Sobre a responsabilidade de assumir o formato a solo, Inês Lopes Gonçalves assumiu, na conferência de imprensa da RTP em setembro, na qual o canal apresentou o formato e a MAGG esteve presente, algum nervosismo.
"Estou um bocadinho aterrorizada. Obviamente que acuso os nervos da responsabilidade. Não só pelo programa que é, pelo tempo que tem, pelo que representa na RTP mas também por suceder a senhora dona Filomena Cautela, que pôs a fasquia muitíssimo alta. O programa já passou por muitos tempos, vários apresentadores, todos os dias da semana, só um dia da semana... é uma nova vida", explicou, à margem da apresentação das novidades de grelha da RTP para os próximos meses.
Com eleições presidenciais e autárquicas no horizonte, a apresentadora garante que, mantendo a tradição, os protagonistas da política marcarão presença no talk show da RTP1.
"O 5 Para a Meia-Noite é um programa que costuma despentear um bocadinho as pessoas. Portanto, quanto mais habituados estamos a vê-los sérios, mais inusitado e fora da caixa se torna ver uma pessoa naquele sofá a falar de coisas que habitualmente não fala na sua vida pública. Sendo um ano de eleições, se calhar vamos ter muita gente a querer vir ao 5. Vamos ter de gerir isso com parcimónia porque o sofá do '5' também não é uma arruada", explicou.
O histórico programa da RTP estreou-se em junho de 2009, ainda na RTP2 e com um painel inicial de 5 apresentadores (Filomena Cautela, Fernando Alvim, Nilton, Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges). Em 2012, o formato passou para a RTP1 e, em 2016, torna-se semanal, tendo sido desde então apresentado por Filomena Cautela, em parceria com Inês Lopes Gonçalves.