Desde 2018, a televisão nacional quase se podia equiparar ao mercado de transferências do futebol: contratações milionárias, novos programas, emoção e muito suspense. Assim têm sido os últimos tempos em que assistimos a uma luta constante entre a TVI e a SIC. E um nome sempre no centro deste turbilhão: Cristina Ferreira.

A mudança 

A 22 de agosto de 2018 assistimos àquela que foi uma das maiores contratações de sempre do mercado televisivo. Cristina Ferreira deixou de apresentar o programa das manhãs da TVI, "Você na TV", e, a 7 de janeiro de 2019, passou a estar à frente d "O Programa da Cristina", na SIC, estação à qual deu a vitória absoluta de audiências desde o dia da estreia do novo programa.

Cristina Ferreira não aguentou muito tempo longe da "casa mãe" e a 17 de julho de 2020, para espanto de todos, anunciou o regresso à estação de Queluz de Baixo, onde passou a assumir o cargo de diretora de Entretenimento e Ficção, tornando-se também acionista da Media Capital.  A apresentadora tinha contrato com a estação de Paço de Arcos até dezembro de 2022, contrato esse que rescindiu de forma unilateral.

O prazo terminou e Cristina Ferreira não pagou indemnização à SIC. Saiba o que vai acontecer a seguir
O prazo terminou e Cristina Ferreira não pagou indemnização à SIC. Saiba o que vai acontecer a seguir
Ver artigo

Cristina Ferreira mudou-se oficialmente para a TVI esta terça-feira, 1 de setembro, mas não foi sozinha. Consigo trouxe grande parte da equipa com quem trabalhava na estação concorrente.

João Patrício, antigo realizador e coordenador de conteúdos de "O Programa da Cristina" e André Manso, diretor de produção do mesmo programa, foram os primeiros a acompanhar a estrela da televisão nacional nesta nova etapa. Passam agora a integrar a equipa de Cristina Ferreira.

"O meu olhar brilhante e a paixão pelo que será o futuro deve-se à companhia dos meus dois 'directores'. O que temos vivido ninguém saberá. O que vamos fazer será de todos", escreveu a 20 de julho na publicação que partilhou no Instagram acompanhada pelos dois.

À mudança juntou-se Gisela Carvalho — responsável pelo guarda-roupa d "O Programa da Cristina". Gisela já tinha trabalhado durante vários anos na Media Capital, mas aquando a transferência da apresentadora para a estação de Paço de Arcos, decidiu acompanhá-la. Agora, regressam novamente juntas. Também o repórter João Valentim regressa ao canal depois de ter saído em 2018 para integrar a equipa de Cristina Ferreira na SIC.

Ao longo dos últimos dois meses fomos percebendo quem se mudou para a estação de Queluz de Baixo, mas as grandes revelações ficaram guardadas para setembro.

"Setembro chegou"

Na primeira emissão do mês do "Você na TV!", Manuel Luís Goucha foi surpreendido em direto pelo telefonema de Cristina que revelou que já se encontrava nos estúdios da TVI. Nesse mesmo telefonema deu uma missão a Goucha, com quem apresentou durante 14 anos o formato das manhãs da estação de Queluz de Baixo.

"Ficas tu responsável por dares a novidade a todos amanhã. Escolho-te porque és mais velho. É uma novidade que, acredito, todos vão gostar e tem que ver com um sonho meu", disse por telefone.

A novidade era, nada mais nada menos, do que o regresso de Rúben Vieira à estação. Contudo, este não é um regresso qualquer. Após um ano e meio como assistente de realização em "O Programa da Cristina", na SIC, o marido de Rita Ferro Rodrigues volta à estação de Queluz de Baixo para revolucionar o "Somos Portugal" — programa do qual já havia feito parte como assistente de realização, antes de acompanhar Cristina Ferreira na mudança para a SIC.

Manuel Luís Goucha com Rúben Vieira
Manuel Luís Goucha com Rúben Vieira créditos: Instagram
"Camião do Ben". Cristina Ferreira leva Rúben Vieira para a TVI e revoluciona "Somos Portugal"
"Camião do Ben". Cristina Ferreira leva Rúben Vieira para a TVI e revoluciona "Somos Portugal"
Ver artigo

O "Camião do Ben" estreia já este domingo, 6 de setembro, no programa "Somos Portugal", na TVI. "É o sonho nas mãos de quem o merece", escreveu Cristina Ferreira. A 26 de julho, Cristina já tinha dado a entender que o companheiro a quem deu bastante protagonismo nas manhãs da SIC a ia acompanhar nesta mudança. "Ó Bennnnnnnnn! Setembro é amanhã", escreveu na altura no instagram.

Também esta quarta-feira, 2 de setembro,  Goucha deu as boas-vidas ao leque de comentadores da Crónica Criminal. À psicóloga Vera de Melo juntou-se António Teixeira e Vítor Marques.

Cristina Ferreira com Goucha e os três comentadores da crónica criminal
Cristina Ferreira com Goucha e os três comentadores da crónica criminal créditos: Instagram

O regresso de Iva Domingues à TVI

Esta sexta-feira, 4 de setembro, foi anunciada a última (para já) grande novidade. Mais uma vez, foi Manuel Luís Goucha o responsável por desvendar a "nova" cara da estação de Queluz de Baixo. Iva Domingues regressa à TVI — após estar três anos afastada do canal — para reforçar a equipa do "Somos Portugal". A apresentadora estará ao lado de Rúben Vieira no programa que regressa já este domingo, 6 de setembro.

Iva Domingues no regresso à TVI
Iva Domingues no regresso à TVI créditos: tvivocenatv/Instagram

Iva Domingues deixou Portugal  em 2017 para ir viver para Los Angeles com a filha Carolina. Dois anos depois regressou a Portugal integrando o projeto "Canal 11".